Header Ads

Apple anuncia iPadOS, nova versão do iOS para iPad


Demorou, mas a Apple finalmente reconheceu que o iPad necessita de muito mais recursos de software se realmente quiser substituir PCs, e para isso ela apresentou o iPadOS,a nova versão do iOS exclusiva para seu tablet.

Tela Inicial

A tela inicial passa a ter mais aplicativos, além de ser possível ter widgets nela.

Slide Over e Split View

O Slide Over permite que você tenha vários apps abertos nele, com uma nova interface deslizando de baixo para cima, permitindo visualizar todos os apps abertos e alternar como desejar.

Com o Split View, apps ganham suporte a múltiplas janelas. No Notas, você pode arrastar uma nota para a direita e dividir a tela em duas.

A novidade também funciona com apps de terceiros, permitindo que você tenha dois documentos do Word abertos lado a lado por exemplo.

Arquivos

Agora o app está muito mais parecido com o Finder para Mac. Há uma nova opção de visão em colunas. O iCloud Drive finalmente passa a suportar compartilhamento de pastas inteiras. Também  há suporte a compartilhamento SMB, para acesso via PCs, além de suporte a pendrives, cartões SD e HDDs/SSDs externos. Todos funcionam no Arquivos do iPadOS. Dá inclusive para importar arquivos diretamente em apps de terceiros.

Safari

O Safari automaticamente adapta sites para touch, WordPress funciona bem, há um gerenciador de downloads embutido, novos atalhos de teclado e muito mais.

Fontes

Será possível usar fontes para customizar apps de terceiros. Essas fontes poderão ser baixadas na App Store.

Outros recursos

Agora é possível tocar na lateral da tela para rolar rapidamente por documentos longos, tal como no Mac. Também ficou mais fácil mover cursores e fazer seleções de textos. Novos gestos no iPad para copiar e colar usando pinça de 3 dedos.

Apple Pencil

A Apple também está aprimorando o Pencil no iPad, reduzindo sua latência de 20ms para apenas 9ms. A área de marcações foi toda redesenhada e desenvolvedores terão uma nova API PencilKit.


Comentar

0 Comentários