Como já era esperado, a Apple apresentou hoje durante a WWDC 2014 o iOS 8, a futura atualização para o iPhone, iPad e iPod touch que traz uma série de novidades e novos recursos e que será lançada publicamente em setembro deste ano.
Novidades do iOS 8
Central de Notificações
A grande novidade são as Notificações Interativas que podem ser respondidas rapidamente ao deslizar para baixo no banner de notificação.
Spotlight
A busca do Spotlight está integrada ao Wikipedia e também a App Store, exibindo inclusive resultados com apps que você não tem instalado em seu aparelho. Também exibe resultados sobre músicas, filmes, restaurantes e notícias.
Quicktype
A grande novidade do teclado é que agora ele sugere palavras que você pode digitar com base no texto que está sendo escrito. E como ele é inteligente quanto mais você usa mais ele aprende a maneira como você escreve, sugerindo palavras cada vez mais precisas. O melhor de tudo é que o QuickType é compatível com o nosso idioma!
Mensagens
O app Mensagens está muito parecido com o Whatsapp, pois agora é possível adicionar ou remover pessoas a grupos, dar nomes a conversas, ativar função "Não Pertube" para determinadas conversas de grupo, compartilhar sua localização, visualização simplificada de imagens e vídeos compartilhados e também um microfone para enviar mensagens de áudio, inclusive em vídeos.
Com a grande variedade de acessórios e equipamentos voltados à saúde, a Apple pretende unificar todas as informações diretamente no seu próprio app chamado "Saúde". Com isso será possível determinar quais aparelhos terão acesso a esses dados.
Agora será possível configurar membros da sua família para compartilhar fotos, vídeos, localizações, compromissos, músicas, filmes e apps baixados/comprados. Além disso é possível permitir que até 6 pessoas utilizem o mesmo cartão de crédito.
Outra novidade é que um pai pode definir para que receba uma notificação quando seu filho fizer alguma compra, liberando o download mediante autorização!
iCloud Drive
Funciona de forma similar ao Dropbox, permitindo armazenar diversos arquivos e documentos e acessá-los seja no seu iPhone, no Mac e inclusive no PC (Windows), com suporte até para aplicativos de terceiros.
Siri
A assistente virtual pode ser acessada rapidamente apenas dizendo "Hey, Siri!", reconhece músicas em parceria com o Shazam e também permite comprar músicas na iTunes Store, inclusive com comandos de voz, além de suporte a 22 novos idiomas ao recurso Ditado.
Agora é possível marcar como lido ou apagar um e-mail apenas com um gesto. Também foi adicionado uma opção durante gesto para marcar um e-mail. Além disso no iPad é possível deslizar para baixo um e-mail que você esteja digitando para ler outros e-mails e depois acessá-lo rapidamente ao tocar no atalho que fica na parte inferior da tela.
Compatibilidade do iOS 8
- iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c e iPhone 5s
- iPad 2, iPad mini, iPad com tela Retina, iPad Air, iPad mini com tela Retina
- iPod touch de 5ª geração
Data de lançamento do iOS 8
A versão final será lançada publicamente nesta primavera, mas os desenvolvedores já poderão baixar a primeira versão beta ainda hoje.