Header Ads

Review do iOS 7 beta: O que esperar da nova versão do sistema para iPhone, iPad e iPod touch


Após muita expectativa a Apple finalmente anunciou o iOS 7 durante a WWDC 2013, trazendo um novo visual que como já era esperado, parece ter divido opiniões, pois enquanto muitos adoraram as novidades que deu um ar jovial ao sistema, outros o odiaram por ficar um pouco colorido demais. 

Pensando em passar um pouco mais como as modificações na interface gráfica pode influenciar na experiência do usuário, passei 2 semanas de testes com a primeira versão beta para escrever esse artigo com minhas impressões, observações e o que há de bom e ruim no iOS 7.

Tela Inicial e novos ícones



Logo ao atualizar meu iPhone 4S, o choque foi bem grande ao se deparar com uma Tela Inicial cheia de ícones novos e com uma dock totalmente reformulada. Em vez de ícones que usavam texturas e brilho, a maioria passou a usar cores, efeitos gradientes e tiveram traços mais simples.

Claro que alguns ícones ficaram horríveis, como o do Ajustes, Safari e Lembretes, por exemplo, mas após algum tempo uso você se acostuma com toda a mudança, e passa até a esquecer como eles eram no iOS 6. Mesmo assim nada impede que a Apple faça (e deva!) alterações neles nos próximos betas.

Novo visual, mas opções de configuração continuam no mesmo lugar



Toda a parte de configurações do sistema permanece a mesma. Todas as seções de ajustes estão no mesmo lugar, portanto você não terá de reaprender a usar o iOS 7. Tudo o que a Apple fez foi aplicar um novo visual e acrescentar alguns recursos.

Uso de camadas, translúcido, parallax e papéis de parede dinâmicos


Além da nova interface, a Apple quis aproveitar o hardware do iPhone, iPad e iPod touch para transmitir uma sensação de que cada janela aberta no iOS pareça com uma camada. Para isso ela usa efeitos translúcidos para criar profundidade e assim estabelecer uma hierarquia e ordem no uso de aplicativos.


O efeito parallax é bem interessante. Ele é o responsável por fazer o papel de parede se movimentar de acordo com o ângulo de visão e posição que o aparelho está sendo segurado. Para isso ele utiliza o acelerômetro do aparelho para usar esse efeito. Outra novidade é a adição do papéis de parede dinâmicos, que possuem animações e também reagem ao acelerômetro do aparelho.

Todas as mudanças feitas na interface ficaram muito boas. Após passar um tempo com o iOS 7 fica realmente difícil voltar para o iOS 6. Tudo está mais limpo, bonito e moderno. Dúvida? Então veja alguns comparativos entre as versões:

Comparativo entre o iOS 6 e iOS 7







Mudanças simples, mas que funcionam


A Apple até fez algumas pequenas mudanças, sendo mais visível no aplicativo Música. Ao reproduzir uma música há os botões "Shuffle" e "Repetir", porém para quem não conhece exatamente os recursos pode ser difícil identicá-los em um primeiro contato. Pensando nisso, em vez de usar ícones para representá-los o iOS 7 passou a exibir as funções em texto, facilitando a visualização do usuário.


Multitarefa redesenhada e que funciona em segundo plano


A Multitarefa está mais inteligente e bonita. Enquanto no iOS 6 era exibido apenas o ícone, no iOS 7 é exibida uma janela do aplicativo aberto. Até mesmo remover os aplicativos da Multitarefa está melhor no iOS 7: arraste cada janela para cima para fechar o aplicativo, e é possível fechar mais de 1 aplicativo simultaneamente usando seus dedos.


A Multitarefa passa a atualizar o conteúdo em segundo plano de alguns aplicativos e também consegue reconhecer quais são os aplicativos mais usados, inclusive em quais horas do dia.

Novos recursos


Claro que o iOS 7 não significa apenas mudanças no visual, mas também alguns novos recursos. Um dos melhores é a Central de Controle, que finalmente permite que os usuários ativem algumas funções essenciais, como W-Fi, Bluetooth, entre outros. Agora não há mais motivos para fazer jailbreak!

Há também o AirDrop para compartilhar arquivos com outros usuários, filtros para a Câmera e Fotos, integração com o Vimeo e Flickr, entre outros.

Conclusão


Num primeiro momento você poderá achar o iOS 7 um pouco estranho, afinal foram 6 anos utilizando a mesma interface, portanto uma mudança desse tipo nem sempre é bem recebida. Mas após algum tempo de uso acredito que será difícil não gostar do toque visual mais limpo e moderno do iOS 7. Garanto que você não vai mais querer voltar para o iOS 6 e usar aquela interface "sem graça".

O iOS 7 não possui nenhum recurso que seja totalmente inovador, a não ser pelo AirDrop, mas pelo menos mostra que a Apple parece estar dando um pouco mais de importância ao que os usuários pedem ao incluir a Central de Controle que traz diversos atalhos do sistema.

Claro que a Apple ainda tem muito trabalho a fazer para deixar o sistema redondo, mas o grande desafio mesmo será remodelar os ícones que parecem ser a causa do desgosto de alguns. Se ela conseguir resolver essa questão, o iOS 7 será amado por todos (ou não). Outra coisa essencial que está faltando é o suporte ao idioma Português pela Siri.
Tecnologia do Blogger.