Header Ads

Entenda como funciona a garantia do iPhone no Brasil


Uma das coisas que preocupa o consumidor brasileiro quando à compra de um iPhone é em relação a sua garantia, pois sempre houve dúvidas quanto de quem é a responsabilidade na hora de prestar uma assistência técnica: a Apple ou as operadoras onde foram adquiridos. Pensando nisso, compartilho com vocês a experiência que tive quando o meu iPhone 4S começou a apresentar um pequeno problema (durante as ligações não era possível ouvir nada, somente através do viva-voz ou fone de ouvido).

Onde levar o meu iPhone com problema?

Eu adqiuri o meu iPhone através de uma operadora, e portanto a primeira coisa a fazer foi ir até uma das lojas da operadora e informei que o meu aparelho estava apresentando problemas, Lá fui orientado que deveria levar o iPhone até uma Assistência Técnica Autorizada da Apple (consulte a lista aqui).

Então fui até a loja iPlace mais próxima da região, levando o aparelho e a nota fiscal de compra. Nas próprias lojas iPlace há um espaço dedicado à Assistência Técnica. Primeiramente o técnico consultou o número de série para ver se o aparelho ainda estava dentro do prazo de garantia (1 ano).

Após realizar os devidos testes e comprovado o problema, ele preencheu uma ordem de serviço o qual contém os dados do usuário e do aparelho. O aparelho então seria enviado à Apple para testes e somente após isso um novo aparelho seria enviado à loja, pois ela não realiza reparos nos aparelhos e prefere dar um completamente novo ao consumidor.

Quanto tempo demora para receber um aparelho novo

De acordo com a legislação brasileira, um aparelho não pode ficar mais do que 30 dias na Assistêcia Técnica. Fui informado que dentro de 15 a 20 dias já receberia um novo aparelho. Após exatos 11 dias a loja entrou em contato (via telefone e e-mail) informando que o aparelho já havia chegado e era só comparecer na loja para retirá-lo.

Você recebe um aparelho novinho numa embalagem de plástico, e ele vem inclusive com aquela película protetora também.

Comprei meu iPhone no exterior. E agora?

A garantia dos produtos da Apple é válida internacionalmente, portanto se você adquiriu um iPhone fora do país é só levar até qualquer Assistência Técnica Autorizada da Apple que eles irão consultar se ele está dentro da garantia através do serial do aparelho.

O que acontece com o iPhone com defeito

Segundo o técnico, essa aparelho é enviado à Apple onde ela realiza a troca dos componentes defeituosos e depois o revende como modelos "Refurbished" por um preço mais em conta nos Estados Unidos.

Conclusão

Não importa onde você comprou o seu iPhone, a garantia é de total responsabilidade da Apple, e é interessante ver que há muitas lojas disponíveis que prestam a assistência. Embora o prazo de reposição do aparelho seja longo (30 dias), mostrou-se muito rápido no meu caso (11 dias), o que pode variar de acordo com cada situação e disponibilidade de unidades para trocas.

O fato de você receber um aparelho completamente novo não implica em estender por 1 a garantia, permanecendo o mesmo prazo para a compra anterior. Nunca pensei que um dia fosse utilizar a garantia da Apple, mas fiquei feliz em ver que ela realmente funciona, e principalmente, muito melhor do que diversas outras empresas.

Apenas lembrando que alguns acessórios, como os fones de ouvido, não são cobertos pela garantia. Não deixe de acessar esta página exclusiva da Apple com muitos detalhes de como funciona a garantia de seus produtos.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.