Header Ads

Atalhos e dicas para o iPhone, iPad e iPod touch que você talvez não conheça - Parte 1



O iOS tornou o iPhone, iPad e iPod touch em aparelhos populares e fáceis de serem usados graças ao sistema que é todo voltado a experiência do usuário, que busca oferecer diversos recursos que possam ser utilizados sem grandes problemas pela maioria dos usuários, ao contrário de outros sistemas que geralmente levam mais tempo para dominar todas as funcionalidades.

Mesmo assim há alguns atalhos e dicas que nem todos conhecem, principalmente se você adquiriu recentemente um dispositivo iOS pela primeira vez. Confira as dicas a seguir:

1. Bloquear o aparelho diretamente pelo aplicativo Câmera

Com o iOS 5.1 foi adicionado um atalho para a Câmera diretamente na tela de bloqueio, bastando deslizar o dedo sobre o ícone para cima para abrir o aplicativo. No entanto se você ainda estiver no aplicativo e deslizar com o dedo de cima para baixo verá o seu aparelho ser bloqueado.


2. Visualizar os rascunhos de e-mail

No aplicativo Mail é possível visualizar todos os seus rascunhos rapidamente ao tocar e seguir o ícone no canto inferior direto da tela (o que serve para escrever um novo e-mail) para ser levado a uma tela "escondida".


3. Visualizar o nome completo de uma música/vídeo

No iPhone e iPod touch devido à tela menor nem sempre é possível ver o nome completo de uma música ou vídeo que esteja em sua biblioteca, porém existe uma forma muito simples para isso. Quando estiver no aplicativo Música ou Vídeos basta tocar e segurar com o dedo sobre alguma música ou vídeo para que seja exibido o nome completo.


4. Acessar lista de reprodução de músicas com um gesto

Caso você esteja ouvindo alguma música pelo aplicativo nativo, enquanto está naquela tela que exibe a capa do álbum e os botões de controle, basta você deslizar com dedo da esquerda para a direita para acessar rapidamente a lista de reprodução das músicas daquele álbum, artista ou lista criada por você.


 5. Função "Redial" (rediscar) no iPhone

Vamos suporte que você tenha acabado de discar um número de telefone pelo iPhone mas não conseguiu contato. Não precisa se preocupar pois não será necessário discar novamente o número, pois basta tocar uma vez o botão "Ligar" para o ver o número de telefone completo aparecer. A dica não vale para Contatos salvos em sua agenda.


6. Voltar ao topo da página

Esta é a dica mais básica do iOS, mas se você nunca teve um iPhone, iPad ou iPod touch talvez não a conheça. Quando estiver visualizando alguma página da web ou usar qualquer aplicativo que exiba muitas informações e tenha barra de rolagem, basta tocar na barra de status (topo da tela) para voltar ao topo da página.


 7. Copiar fotos para o aplicativo Mail

O aplicativo Mail possui alguns atalhos próprios para anexar imagens, mas existe uma outra forma também. Enquanto visualiza o Rolo da Câmera ou alguma foto individualmente basta tocar e segurar a tela com o dedo até aparecer a opção "Copiar". Toque nesse pequeno balão, abra o aplicativo Mail e então escreva um novo e-mail. Na área destinada a mensagem basta tocar a tela e segurar e ao aparecer a opção "Colar" toque-a para anexar a imagem.


 Estas são algumas dicas que nem todos conhecem, principalmente se você for um "novato". Em breve você confere outro artigo com mais dicas como essas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.