Header Ads

Vale a pena trocar o iPhone 4S pelo iPhone 5?

Após muita expectativa, a Apple finalmente anunciou o iPhone 5 com mudanças no design e melhorias no hardware. E perto do seu lançamento, sempre surge aquela dúvida: devo trocar o meu iPhone atual ou esperar a próxima geração no ano que vem?


Se você tem um iPhone 3GS ou 4 a troca é mais do obrigatória e as melhorias e novos recursos serão muito bem apreciados. Agora se você possui um iPhone 4S, aí a coisa fica mais complicada pois ele já é uma aparelho incrível, com um processador dual-core de alta perfomance, câmera de 8MP que tira fotos nítidas, gravação de vídeo em 1080p e também tem a Siri. Veja agora esse comparativo para saber se vale a pena trocá-lo ou não.

Design

O iPhone 5 vem em duas novas cores, uma na cor Preta e Chumbo e outra na cor Branca e Prata. Além disso ele é 18% mais fino e 20% mais leve que o iPhone 4S.

Tela Retina

A nova tela do iPhone 5 é maior, tendo 4 polegadas e os mesmos 326 ppi. Para um melhor manuseio, a Apple aumentou apenas o comprimento, permitindo que você consiga alcançar toda a área com o seu polegar mesmo quando estiver usando apenas uma mão.

Com uma resolução de 1136x640 pixels, a tela está no formato widescreen, sendo ideal para ver vídeos em filmes em alta definição, pois passam a preencher toda a tela, acabando com aquelas faixas pretas. A tela também tem uma saturação 44% maior que a do iPhone 4S, o que garante cores mais nítidas e naturais.

Conexão sem fio

O iPhone 5 possui duas bandas que melhoram a velocidade de redes Wi-Fi, mas que para os usuários não será algo sentido num primeiro momento. Ele também já vem preparado para redes 4G LTE, mas isso no Brasil ainda não é um diferencial, visto que essa tecnologia só deverá estar pronta em 2014.

Câmera iSight

A câmera do iPhone 5 é possui as mesmas características da câmera do iPhone 4S: 8 Megapixels, cinco lentes, detecção de rostos, sensor de retroiluminação, abertura f/2.4, flash LED e foco automático. No entanto ela tira fotos com 40% mais rapidez, tem um melhor desempenho em condições de pouca luz e redução do efeito granulado aprimorada.

Câmera FaceTime HD

A câmera frontal possui resolução para fotos de 1.2MP contra a resolução VGA do iPhone 4S. Além disso ela grava vídeos em 720p enquanto o iPhone 4S grava em VGA.

Gravação de Vídeos

A câmera do iPhone também grava vídeos em 1080p a 30 quadros por segundo, no entanto a estabilização de de vídeo foi aprimorada, e agora ela detecta até 10 rostos e também permite tirar fotos enquanto está filmando.

Processador

O iPhone 5 vem equipado com o chip A6, que em relação ao A5 do iPhone 4S, proporciona duas vezes mais performance e gráficos duas vezes mais rápidos. Com isso aplicativos abrem mais rápidos e jogos terão gráficos ainda melhores, com efeitos de sombra e luz aprimorados.

Bateria

Mesmo com uma tela maior e processador mais poderoso, a bateria do iPhone 5 é um pouco melhor que a do iPhone 4S:


Recurso iPhone 5 iPhone 4S
Tempo de conversação - 3G             8 horas                         8 horas
Uso da internet - 3G 8 horas 6 horas
Uso da internet - Wi-Fi 10 horas 9 horas
Tempo em espera 225 horas 200 horas




Áudio

O iPhone 5 possui 3 microfones enquanto o iPhone 4S possui 2. Com isso o som fica melhor e também ajudam a reduzir ruídos e barulhos do ambiente para uma qualidade de ligação superior. Até o alto falante teve seu desempenho aprimorado para garantir mais qualidade na hora de ouvir músicas ou assistir filmes.

Lightning

O novo conector dock é uma ótima evolução do conector de 30 pinos, mas se você tem algum acessório ele realmente poderá se tornar um ponto negativo. Isso porque para não perder o seu acessório você terá de adquirir o adaptador da Apple, que no Brasil custará R$99, um preço bem salgado para o nosso padrão.

Conclusão

Mais uma vez a troca vai depender de alguns fatores: se qualquer ganho de performance é crucial para você e se gosta de jogar games com a melhor qualidade possível, então o iPhone 5 será ideal para você. Mesmo assim o iPhone 4S possui gráficos incríveis com o A5 que possui um desempenho fora do comum para gráficos. A câmera também proporciona fotos um pouco mais nítidas mesmo em condições com pouca luminosidade, e a gravação de vídeos está melhor com estabilização aprimorada, detecção de rostos e possibilidade de tirar fotos ao mesmo tempo.

O iPhone 5 é um bom upgrade do iPhone 4S que já é um smartphone incrível, mas sua troca só valerá a pena se você for um jogador que preza pelos melhores gráficos e se também adora tirar fotos ou gravar vídeos. Se você acha a tela do iPhone 4S pequena, as 4 polegadas serão uma mudança boa pois é ideal para ver vídeos no formato widescreen e também oferecerá mais conteúdo ao navegar na internet e informações em aplicativos em geral.

De resto você terá todos os recursos do iOS 6 para ambos os aparelhos, inclusive a Siri. E mesmo em termos de desempenho, ainda levará algum tempo para que os desenvolvedores tirem todo proveito do processador A6. Portanto se sua preocupação for apenas performance o iPhone 4S não ficará devendo em nada. Mesmo assim, é difícil conter a ansiedade e esperar mais ano pela próxima geração.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.