Header Ads

Apple vence disputa judicial contra Samsung sobre infringimento de patentes



Finalmente a disputa judicial entre a Samsung e a Apple teve o seu merecido desfecho no final desta sexta-feira. Para quem não se lembra, a Maçã processou a Samsung por infringir algumas patentes relacionadas a designs de aparelhos e também de utilitários. Com isso o juri decidiu que a empresa sul-coreana infringiu 5 patentes e terá de pagar o equivalente a US$1.049.343.540!

Todas as alegações da Samsung de que a Apple havia violado algumas patentes foram negadas, e portanto ela não precisará desembolsar nenhum centavo. Além do design similar de alguns produtos com o iPhone, como o Galaxy S, Galaxy SII e Nexus S, ela também infringiu as patentes de dois toques para aumentar o zoom, movimento de pinça e aparência de ícones. Quanto ao Galaxy Tab, o juri concordou que não houve cópia design do iPad.

Pronunciamento da Samsung sobre o caso:
O veredito de hoje não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas sim como uma perda para o consumidor americano. Ele irá levar a menos escolhas, menos inovação e potencialmente preços mais elevados. É infeliz que as leis de patentes possam ser manipuladas para dar a uma companhia um monopólio sobre retângulos com cantos arredondados, ou tecnologias que estão sendo aprimoradas todos os dias pela Samsung e por outras empresas. Consumidores têm direito a escolhas, e eles sabem o que estão comprando quando adquirem produtos da Samsung. Essa não é a palavra final nesse caso ou em batalhas sendo travadas em cortes e tribunais pelo mundo, algumas das quais já rejeitaram muitas das reclamações da Apple. A Samsung continuará inovando e oferecendo escolhas para o consumidor.
E o pronunciamento da Apple:
Somos agradecidos ao júri pelo seu serviço e por ter investido tempo para ouvir a nossa história, e estamos contentes para finalmente poder contá-la. A montanha de evidências apresentada durante o julgamento mostrou que a cópia da Samsung foi muito além do que até nós sabíamos. Os processos entre Apple e Samsung foram sobre muito mais do que patentes ou dinheiro. Eles foram sobre valores. Na Apple, nós valorizamos originalidade e inovação, e entregamos as nossas vidas para fazer os melhores produtos na Terra. Nós fazemos esses produtos para agradar aos nossos consumidores, não para nossos concorrentes os copiarem descaradamente. Nós aplaudimos a corte por achar o comportamento da Samsung incorreto e pode enviar uma alta e clara mensagem de que roubar não é certo.

Todas as patentes apresentadas pela Apple foram consideradas válidas. O que isso representa? As empresas de tecnologia terão que se esforçar mais para buscar inovar o mercado e assim beneficiar os consumidores. Se deseja copiar, que pelo menos tenha autorização legal da empresa detentora da patente  e que também o tente melhorar, para evitar possíveis processos como esse.




Fonte: Cnet







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.