Header Ads

Novos rumores sobre o iPad 3: Tela Retina, Processador e Câmera de 8 Megapixels

Com um possível anúncio do iPad 3 nas próximas semanas, é muito comum com diversos rumores surgindo de diversas fontes, porém nem todos devem ser levados a sério, mas que o sentimento de "decepção" não apareça após a keynote. Porém é interessante analisar as últimas informações recém divulgadas para depois comparar o que realmente era verdade e o que não era.

Tela Retina

O pessoal do Macrumors conseguiu por as mãos no que eles acreditam ser a tela do novo iPad. Ela possui o mesmo tamanho de 9,7 polegadas, e ao utilizarem um microscópio, puderam constatar que ela possui resolução de 2048x1536 pixels.


Ao analisar uma área de mesma proporção na tela do novo iPad e do iPad 2 por exemplo, observou-se que a tela do iPad 2 possui 2x2 pixels, enquanto a nova tela teria 4x4 pixels. A dúvida que realmente paira no ar é se realmente a tela de alta resolução estará presente no tablet, visto que seu custo de produção era relativamente alto, além de ser difícil de fabricar em escala. Além disso, será necessário um processamento gráfico muito maior para se ter o mesmo desempenho que temos no iPad 2, por exemplo, e como a Apple resolverá o impacto na duração da bateria será interessante.


É realmente difícil de acreditar que o iPad 3 terá resolução superior a 1080p (encontrada em Blu-Rays). Mas se for isso mesmo, este será o grande diferencial do tablet, e fará com que 2012 seja o ano do iPad 3. Mesmo com essa resolução, a tela não poderá ser chamada de retina, pois terá aproximadamente 265 ppi, sendo que o mínimo necessário é de 300. Porém a distancia que seguramos o iPad irá reduzir essa diferença.

Processador

Foi encontrado um protótipo de processador chamado A5X, que indica que a Apple pode permanecer com a mesma arquitetura e velocidade do processador, optando apenas por adotar um chip gráfico mais poderoso para suportar a tela de alta resolução. Foi também encontrado um código 1146, que se refere a data em que foi produzido: do dia 14 ao dia 20 de Novembro de 2011. Portanto, pode ser que no final ele ainda possa ser chamado de A6.


De fato não vejo nenhum problema em não alterar o processador, visto que o atual A5 é incrivelmente rápido, deixando a concorrência no chinelo, sendo que há poucos aplicativos que fazem uso desse processamento. A Apple tem  mostrado que extrai muito de pouco hardware, portanto uma alteração só surgirá quando for necessário mais poder de processamento.

Câmera

Outros rumores indicam que a câmera poderá ter 8 Megapixels, além de filmar em Full HD. Sinceramente isso é um exagero, pois o iPad não é nada cômodo para fotografar/filmar. A inclusão de filmagem em 1080p seria algo aceitável, visto que o iPad 2 suporta 720p, mas incluir uma lente igual ao do iPhone 4S seria um desperdício e um aumento no custo de fabricação.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.