Header Ads

[Review] iOS 5: A atualização que traz mais de 200 novidades

Após meses de espera, finalmente a versão final do iOS 5 está próxima de ser lançada. Com lançamento para o próximo dia 12 de outubro, a quinta versão do sistema para iPhone, iPad e iPod touch traz mais de 200 novos recursos. Confira agora os principais e veja como o iOS está ainda melhor:



Central de Notificações

O iOS possuía uma sistema de notificações ruim, e que era muito intrusivo, pois interrompia qualquer atividade que estivesse sendo feita para exibir um alerta. Agora, você recebe uma notificação estilo pop-up no topo da tela, que não interrompe o que você estiver fazendo.


Para ter acesso a Central de Notificações, basta deslizar com o dedo de cima para baixo sobre a tela. Assim você tem acesso aos widgets da Bolsa e do Clima, além das últimas notificações recebidas em seus aplicativos. Basta tocar em uma notificação para ir para o aplicativo correspondente.


Quando seu aparelho está bloqueado, uma pequena notificação aparece no centro da tela. Basta deslizar sobre  ela como se fosse desbloquear o aparelho para acessar o aplicativo imediatamente. 


Calendário

Foi adicionado novas opções na hora de criar um evento, como Convidados, Url e Notas, além da possibilidade de que o evento dure o dia todo. No iPhone, é possível ver o calendário da semana ao usá-lo na horizontal.


No iPad, é possível ver o calendário do ano todo.


Câmera

Enquanto estiver na tela de bloqueio, basta apertar o Botão Início duas vezes para ver o atalho da câmera.


Também foi adicionado a opção de incluir grades, o que garante um melhor foco na hora de fotografar.


Ao tocar e segurar com o dedo você ativa o Bloqueio AE/AF, que evita que a todo instante a exposição e balanço de branco sejam corrigidos de acordo com o foco da câmera.


Basta deslizar com o dedo da esquerda para a direita para acessar rapidamente o aplicativo Fotos.


Enquanto está no aplicativo Fotos, há um botão de atalho para voltar à Câmera.


Fotos

Finalmente é possível editar suas fotos (somente no iPhone 4 e iPad 2). Você pode girar as fotos, usar a Melhora Automática para corrigí-las, remover olhos vermelhos e até recortá-las.


 Também é possível criar novos álbuns e adicionar fotos a um álbum existente ou novo.



Game Center

Agora é possível adicionar um foto de perfil, ver recomendações de amigos, recomendações de jogos e até mesmo baixar/comprar um jogo diretamente pelo Game Center.



iCloud

O iCloud permite que você salve seus dados diretamente nas nuvens. Com isso, você tem um backup dos seus e-mails, calendários, contatos, lembretes. favoritos, notas, fotos, vídeos e dados de aplicativos. É possível fazer um backup para uma eventual restauração de dados depois.



É possível ver o tamanho dos backups dos seus aparelhos, e se achar que 5GB é pouco, pode comprar mais espaço pagando um valor anual.


iMessage

O iMessage permite o envio de mensagens para qualquer aparelho iOS através de uma conexão com a internet. Para isso basta que os usuários estejam conectados para enviar/receber mensagens. 


Para usar, é necessário possuir um número de telefone ou associar uma Apple ID. Caso não seja possível enviar a mensagem via internet, ela pode ser mandada como SMS.



Lembretes

O novo aplicativo Lembretes permite que você crie eventos para que não esqueça de alguma tarefa. Como por exemplo, você pode definir para lembrá-lo num dia e hora específica, ou repetir o dia todo, ou quando você chegar em algum lugar ou sair. Pode-se também definir a prioridade do lembrete, e até mesmo criar uma lista de tarefas a serem cumpridas, que podem ser marcadas após concluídas.


Mail

Agora é possível utilizar formatações simples em seus e-mails, como incluir nível de citação, deixar o texto em negrito, itálico ou sublinhado.



Mapas

Agora ao pesquisar um itinerário, são mostradas 3 rotas, sendo que a principal ganha maior destaque. 


E como novidade, é possível imprimar os mapas/itinerários.


Músicas

O aplicativo iPod foi divido em Música e Vídeos, ficando igual ao iPad. Finalmente é possível excluir músicas diretamente pelo seu aparelho sem ter que usar o iTunes. Para isso, basta deslizar com o dedo da esquerda para a direita sobre a música.


E quando o nome da música for muito longo, basta tocar e segurar para ver o nome completo.


No iPad, o aplicativo foi todo reformulado ganhando um visual mais moderno.




Safari

O Safari ganhou dois novos recursos que são o Leitor e a Lista de Leitura. Ao acessar um artigo, basta tocar no ícone Leitor na barra de endereços para ver o artigo em uma forma simples, que exibe apenas o texto e as imagens, removendo todos os outros elementos que tendem a atrapalhar a leitura.





E caso tenha visto algo interessante porém quer ler ou reler depois, basta adicioná-lo à Lista de Leitura. Nela você pode ver todos os artigos lidos e não lidos.



No iPad foi incluído abas, que facilita a navegação entre várias páginas. Ao todo é possível ficar com até 8 abas abertas.



Teclado

Em Ajustes, é possível adicionar atalhos para o teclado, como por exemplo, ao digitar o atalho pré-definido, uma palavra ou texto é inserido rapidamente, o que facilita se você tem o costume de usar as mesmas palavras ou textos.


E também foi incluído o Teclado Emoji por padrão ao iOS, sem ser necessário instalar de terceiros. Basta ativá-lo em Teclado>Teclados Internacionais para usá-lo instantaneamente.


No iPad é possível dividir o teclado em duas partes, o que facilita a digitação com os polegares enquanto o segura na vertical. Para ativar esse recurso, basta tocar com os dois dedos no meio do teclado e arrastar para os lados. Basta fazer o inverso para reverter o processo.


Twitter

O Twitter está totalmente integrado ao Twitter, o que permite enviar tuítes rapidamente de diversos aplicativos nativos. Você pode configurar todas as suas contas do Twitter em Ajustes>Twitter.


Você pode tuitar fotos, vídeos do Youtube, páginas da internet e até mapas. Nisso, é mostrado uma miniatura desses dados, podendo incluir textos, além de adicionar a sua localização.






Sincronização via Wi-Fi

Finalmente é possível sincronizar seu aparelho ao iTunes utilizando uma rede Wi-Fi. Para isso, basta instalar o iTunes 10.5 e ativar essa opção na primeira sincronização. Com isso, você não precisa mais dos cabos para transferir aplicativos, músicas, vídeos, livros, entre outros dados, além de realizar backups.


Enquanto seu aparelho é sincronizado, você pode usá-lo normalmente, inclusive qualquer aplicativo.

Sem PC

Agora ao comprar um aparelho iOS, assim que o retirar da caixa, não é mais necessário conectá-lo ao iTunes para ativá-lo e configurá-lo. Basta você entrar com sua Apple ID para começar a usar imediamente seu aparelho. Durante esse processo, você também configura o iCloud, e se quiser, é possível restaurá-lo pelo iCloud ou pelo iTunes. 


Atualizações OTA

Outra novidade é que agora não será mais necessário conectar seu aparelho ao iTunes e baixar a firmware completa para atualizar seu aparelho. As atualizações serão feitas pelo ar, e possuirão um tamanho bem menor, pois trarão apenas as mudanças de cada atualização em vez de instalar o sistema por completo, o que economiza tempo e dados. As atualizações também funcionam via 3G.

Compartilhar Fotos

Este é um novo recurso do iCloud, que permite compartlhar fotos rapidamente entre seus aparelhos. Por exemplo, ao tirar um foto com seu iPhone, ela automaticamente aparece em outros aparelhos associados a uma mesma conta do iCloud, inclusive no seu PC/Mac. Também é possível enviar fotos do seu computador para seus aparelhos iOS.


Clima

Agora é possível ver a previsão hora a hora do dia no aplicativo Clima. Basta tocar na previsão para exibir.


Telefone

Um recurso que muitos queriam era a possibilidade de apagar individualmente as ligações feitas e recebidas e que finalmente foi atendida.


Relógio

Ao configurar o despertador, assim que ele começar a tocar, aparece na tela de bloqueio uma pop-up igual a uma notificação. Nela é possível adiar o despertador rapidamente tocando em Adiar.


Gestos Multitarefa

Exclusivo para o iPad 2, permite que você utilize 4 dedos para trocar de aplicativos, voltar para a tela de início e acessar a barra de multitarefas.


Armazenamento

Agora é possível ver o tamanho de todos os aplicativos instalados em seu aparelho, assim como o tamanho dos dados que cada um utiliza. Ao acessar um aplicativo, é possível apagar os dados dele e até mesmo excluí-lo.


Ajustes

Foram feitas diversas modificações nos ajustes, como a disposição das opções, inclusive no botão de ativação, que passou a ser arredondado, entre outras.


O iOS 5 trouxe muitas coisas que há anos nós pedíamos. Ainda não está perfeito, mas está quase lá. Ainda falta a possibilidade de se usar widgets, além de um sistema de gerenciamento de arquivos, para que possamos abandonar o iTunes. Quem sabe no iOS 5.1 ou 6.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.