iOS 11 beta 1: Confira todas as novidades

5.6.17

Hoje a Apple finalmente anunciou o iOS 11, a próxima grande atualização para o iPhone e iPad que traz vários recursos muito bem vindos ao tablet, mas mesmo assim boa parte dos usuários se sentiu meio decepcionados com as novidades para iPhone. Nessas poucas horas que testei o sistema, pude perceber que há mudanças muito boas, e várias na parte visual.

Design

Engana-se quem achou que o iOS 11 não traria mudanças no visual. Claro que não é nada como aconteceu com o iOS 7, mas mesmo assim é interessante observar as escolhas da Apple. O primeiro detalhe são a representação do sinal da operadora que volta a ser em barras, substituindo os círculos das versões anteriores.

Além disso o título dos Ajustes e outros apps do iOS passam a ter mais destaque em negrito, seguindo o estilo do Apple Music. Os ícones da App Store e iTunes Store foram redesenhados. A Dock passa a exibir somente os ícones dos apps sem os nomes embaixo.


Em acessibilidade há uma opção para exibir "figuras nos botões". Nas versões anteriores as opções de atalho ficavam totalmente preenchidas com um formato estranho. Com o iOS 11, o texto passa a ser sublinhado, indicando como se fosse um link.


Calculadora

O ícone do app Calculadora foi redesenhado, assim como a interface dele.



Além disso, a forma de mostrar o armazenamento do iPhone passa a ter uma barra colorida de fácil visualização, além de oferecer opções para desinstalar apps que não são usados.

App Store

A loja de aplicativos foi completamente redesenhada, adotando um estilo visual bem parecido com o Apple Music. Agora há uma aba chamada "Hoje" que mostrará aos usuários as principais novidades. Jogos também passam a ser exibidos em uma aba própria, enquanto os apps em gerais ficam em outras.


Central de Controle

Talvez a parte mais polêmica devido ao novo visual, mas felizmente ele pode ser customizada, permitindo que você adicione outros apps. Ela finalmente vem com uma opção para ativar/desativar uso de dados celulares.





Outro destaque é a nova função de Gravação de Tela, que é ativada diretamente da Central de Controle.

Tela de Bloqueio e Central de Notificações

Agora elas passam a ser uma só. A Apple também removeu aquele fundo translúcido e agora passa a exibir o papel de parede escolhido para a tela de bloqueio. Enquanto está na tela de bloqueio, deslize com o dedo para cima para ver as notificações recentes.


Siri

A assistente pessoal será mais inteligente, mas enquanto não temos como testar na prática essas melhorias, podemos destacar outras. A Siri possui um novo visual, inclusive novas vozes masculina e feminina que são mais naturais. Essas novas vozes devem ser baixadas, mas por ser uma versão beta isso ainda não está acontecendo.


Outra coisa interessante é que em Acessibilidade é possível ativar a opção "Digitar para Siri". Assim toda vez que você ativá-la será possível digitar o que ela deve fazer.

Mensagens

O app Mensagens sofreu uma leve modificação na sua estrutura, exibindo de forma mais intuitiva os apps do iMessage.

Há dois novos efeitos de texto para enviar mensagens: enviar com holofote e enviar com eco.


Teclado

O teclado do iPhone oferece uma opção para que seja mais fácil digitar com apenas o polegar. seja com a mão esquerda ou direita.


Teclado numérico

Novo layout do teclado para digitação de números apenas.


O teclado em modo paisagem também sofreu uma pequena alteração, não ocupando toda a largura da tela. Não dá pra saber se é um problema por ser o primeiro beta ou se é definitivo.


Arquivos

O  novo app do iOS 11 que permite gerenciar arquivos de nativamente no iPhone e iPad. Ele conta com suporte a outros serviços de armazenamento na nuvem.


Câmera e Código QR 

A Câmera do iPhone passa a ter suporte a identificação  de Códigos QR nativamente, e caso não encontre nenhum resultado, ele sugere que uma busca seja feita na web.


Ajustes

Senhas de Apps e Sites

Os Ajustes passa a ter uma área dedicada para gerenciamento de senhas de apps e sites, assim como uma opção para configurar chamadas de emergências.


Emergência SOS


Há também uma opção para desligar o dispositivo diretamente pelos ajustes.

Opção para desligar


Formato de Fotos

O iOS 11 permitirá escolher o formato das fotos tiradas com a câmera, assim como qual formato deve ser enviado ao PC / Mac.


Compartilhar senha do Wi-Fi

Outra facilidade é que o iOS 11 tornará se conectar a uma rede Wi-Fi mais rapido. Para isso basta aproximar o iPhone de um dispositivo iOS desbloqueado que esteja conectado a uma rede para solicitar acesso.


Live Photos

As Lives Photos podem ser editadas agora. É possível escolher qual quadro da gravação deve ser exibido como principal.


Além disso é possível escolher alguns efeitos como Loop, Quicar e Larga Exposição.


Safari

O navegador padrão do iOS passa a ter um novo layout para exibição de vídeos.


Notas

O app está ainda mais produtivo, com uma opção para escanear documentos de maneira bem simples. Basta você usar a câmera do aparelho e depois o próprio aplicativos faz os devidos ajustes na escaneamento.


Agora é possível incluir tabelas em notas.

Compatibilidade 32-bit

Como já era esperado, o iOS 11 não é compatível com nenhum app que seja somente 32-bit. Portanto ele não permite que você baixe nenhum app assim, e caso você tenha algum já instalado no seu dispositivo ele não abrirá.


Captura de tela

O iOS 11 traz uma nova função na captura de telas, pois ao fazer isso a imagem fica no canto inferior esquerdo da tela, permitindo que você edite-as ou apague-as rapidamente.


Otimização no Armazenamento

Além do novo layout que mostra o uso do armazenamento igual ao iTunes, o iOS 11 também mostrará quando foi a última vez que os apps foram usados. Há uma nova opção para descarregar apps não usados. Nesse caso ele remove o app mas mantem as configurações e dados salvos. O iOS 11 mostra também o espaço ocupado exclusivamente pelo sistema.


Quando um app é descarregado e mantém os dados ele fica com o ícone apagado e o símbolo do iCloud ao lado do nome.


Volume em vídeos

Ao aumentar ou diminuir o volume de um vídeo a animação não ocupa mais o centro da tela, passando a ficar mais discreta no canto superior direito da tela.


Mover múltiplos apps de uma vez

O iOS 11 finalmente permite que mais de um app possa ser movido de uma vez, seja para colocá-los em uma pasta ou em outra tela de início.


Marcar notas importantes

Agora é possível marcar uma nota como fixada para facilitar sua visualização.


O iOS 11 não vem com o app Vídeo instalado por padrão, mas é possível baixá-lo na App Store. Também não vem integrado com o Facebook, Twitter e Vimeo, que agora serão tratados como extensões iguais aos outros apps.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »