Header Ads

Apple poderá apresentar Siri com novas funções e muito mais inteligente durante a WWDC 2016


Quando a Apple lançou o iPhone 4s em 2011, um dos recursos exclusivos do aparelho era a Siri, a assistente pessoal que podia realizar diversas tarefas apenas com o comando de voz. Hoje em dia ela melhorou muito, ganhou suporte ao nosso idioma, mas mesmo assim ainda deixa muito a desejar, principalmente se comparada à concorrência, como o Google Now. Mas parece que isso está prestes a mudar.

No ano passado a Apple comprou a empresa britânica VocalIQ, responsável por elaborar um software de inteligência artificial ajuda pessoas e computadores a falarem uns com os outros de uma maneira mais natural. Esse software é muito mais robusto e capaz se comparado aos maiores concorrentes da Siri, como Google Now (do Google), Alexa (da Amazon) e Cortana (da Microsoft). A tecnologia seria tão impressionante a Apple adquirir a companhia antes mesmo dela terminar o trabalho inicial e lançar o seu aplicativo na App Store.

Além disso, a Apple manteve a maioria da equipe da VocalIQ e os deixou trabalhando no escritório da empresa, em Cambridge, para que pudessem integrar o software à Siri.

Por exemplo, você poderá fazer pedidos mais complexos, como “encontrar um restaurante chinês na vizinhança, com estacionamento grátis e rede Wi-Fi“. Os assistentes atuais responderam bem em apenas 20% dos testes, enquanto o sistema da VocalIQ obteve sucesso em 90% dos casos.

E mais: enquanto os atuais assistentes trabalham por “sessão” (ou seja, você pode fazer perguntas dentro do mesmo contexto, desde que sejam seguidas), o novo sistema é capaz de lembrar de algo que você já pediu anteriormente. No exemplo do restaurante chinês, se depois de meia hora você muda de ideia e diz “mude e procure um restaurante mexicano“, ele lembrará os parâmetros que você incorporou no primeiro pedido, como estacionamento e Wi-Fi, respeitando o seu desejo, algo que não é possível com os assistentes atuais.

Fica a dúvida se essas mudanças serão implementadas no iOS 10 que será apresentado durante a WWDC 2016, ou somente num futuro próximo. Rumores também indicam que a Apple está preparando um SDK da Siri para que desenvolvedores possam usar a assistente em seus apps. 

Fonte: TechInsider

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.