Header Ads

Apple apresenta o iOS 9 durante a WWDC 2015 com diversas melhorias


Conforme já era muito esperado, a Apple finalmente revelou o iOS 9, que será a próxima grande atualização para o iPhone, iPad e iPod touch. Ela não é revolucionária, e embora traga diversas melhorias para o sistema, há alguns recursos que são bem interessantes.

Siri


A assistente pessoal está 40% mais rápida e precisa no iOS 9. A interface também passa a ser a mesma utilizada no Apple Watch. Mas o grande destaque é o recurso Proativo. Você pode pesquisar fotos e vídeos específicos, e também definir um lembrete para terminar de ler um artigo depois.


Ela também antecipa o que você vai fazer de acordo com a sua localização, hora, app que está aberto e qual o tipo da sua conexão. Ao plugar o fone de ouvido, ela sugere uma música imediatamente. Se você adicionar um local para um evento da sua agenda, ela inclusive avisa hora que você deve sair.

Spotlight


O Spotlight sugere contatos recentes, apps ou lugares que você possa ter interesse. Ele também realiza pesquisas dentro de apps, inclusive filmes do Netflix. Outra novidade é um conversor de pesos e medidas embutido no recurso.

Wallet


O Wallet veio para substituir o Passbook. O Apple Pay passa a ter suporte a cartões de lojas também. O serviço estará disponível no Reino Unido a partir de julho.

Notas


O app Notas foi redesenhado e está muito mais funcional. Agora é possível adicionar listas, inserir fotos e até mesmo desenhar rascunhos usando o dedo. Também é possível inserir conteúdo do Safari, Mapas e de outros apps de terceiros diretamente para suas anotações.

Mapas



Como os rumores já previam, finalmente há o serviço de rotas de transito para transporte público, no entanto o serviço estará disponível somente para algumas cidades dos EUA, China, e outros locais. Também é possível encontrar restaurantes, bares e lojas próximas, inclusive ver quais aceitam Apple Pay.

News


Um novo app bem parecido com o Flipboard, exibindo notícias de diversas fontes. E de acordo com a sua leitura, ele também sugere outros artigos que possam ser do seu interesse. Infelizmente o app estará disponível inicialmente nos EUA, Reino Unido e Austrália, apenas.

Teclado


O teclado para o iPad passa a contar com opções de edição, como recortar, colar, igual ao teclado do iPhone 6 Plus. Se você usar um teclado físico com o iPad, poderá usar atalhos para trocar de apps. 

Multitarefa




A Multitarefa no iPad foi completamente redesenhada para aproveitar a tela maior. Alternar entre os apps está mais simples, e a função Slide Over permite abrir um novo app sem sair do que você está usando. O modo Split View permite manter dois apps abertos ao mesmo tempo na tela, que fica dividida. O modo Picture in Picture reduz um vídeo para o canto da tela, permitindo que você assista ao vídeo enquanto digita um e-mail, por exemplo.

Melhorias gerais



Há diversas melhoras no desempenho e segurança do iOS 9. Os apps embutidos do iOS 9 fazem uso do Metal, com melhor desempenho, animações mais suaves e rolagens mais rápidas.

O tamanho da atualização do iOS 9 foi reduzida em comparação ao iOS 8, oferecendo mais espaço livre.

A bateria terá um modo de baixo consumo, o que pode prolongar a duração em até 3 horas.

O iOS 9 passa a usar a fonte San Francisco, a mesma do Apple Watch, como padrão, em vez da Helvetica Neue.

HomeKit



O HomeKit suporte novos acessórios como sistemas de segurança, e com o Acesso Remoto do iCloud você pode controlá-los, não importa onde esteja.

Novas APIs


Com o GameplayKit, Model I/O, e ReplayKit os jogos ficarão ainda mais incríveis.


CarPlay


O CarPlay pode ser conectado ao sistema multimídia do seu veículo através de conexão sem fio.

Compatibilidade

O iOS 9 será compatível com os dispositivos abaixo:


  • iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPhone 6 e iPhone 6 Plus;
  • iPad 2, iPad com Tela Retina, iPad Air, iPad Air 2, iPad mini, iPad mini 2 e iPad mini 3;
  • iPod touch de 5ª geração.

Lançamento

A versão beta será disponibilizada ainda hoje aos desenvolvedora. A versão beta pública será lançada em julho. A versão final é prevista para setembro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.