Header Ads

iOS 9 terá recurso Proativo, bem parecido com o Google Now

Spotlight

De acordo com o 9to5mac, a Apple está preparando um novo recurso para o iOS 9 que vem sido desenvolvido há vários anos, o "Proativo", que integrará a Siri, Contatos, Calendário, Passbook e apps de terceiros para fornecer informações com base nos dados do usuário e nas forma de uso, mas respeitando a privacidade. Isso vem para competir com o Google Now, que está disponível para aparelhos Android.

O "Proativo" é uma evolução do Spotlight, e vai funcionar com os Mapas para mostrar pontos de interesses personalizados usando uma interface de realidade aumentada. 

Essa função será acessada tanto no lado esquerdo da Tela de Início assim como pelo tradicional "puxar a tela de cima para baixo". Nesta nova tela haverá uma barra de pesquisa para pesquisar pelo conteúdo comum como contatos, apps, músicas e outros. Abaixo dessa barra serão exibidas informações sobre três partes chaves do iOS: Apps, Contatos e Mapas, sendo uma versão atualizada da Siri.

Até mesmo se o usuário abre algum determinado aplicativo com uma certa periodicidade, o Proativo exibirá um botão de atalho sempre próximo da hora em que isso acontece. Caso haja algum contato que você ligue sempre por volta do mesmo horário, também haverá um atalho para isso.

Além disso a Apple está trabalhando numa nova API para a Siri, chamada de Breadcrumbs para permitir que os desenvolvedores possam integrar a assistente pessoal aos seus apps. Por exemplo, seria possível pedir para a Siri buscar filmes de uma determinada categoria no Netflix. No entanto essa API seria um pouco limitada para preservar a privacidade do usuário.

Devido a ambição desses novos recursos, ainda não se sabe se a Apple lançará o Proativo de uma vez ou através de pequenas melhorias com o tempo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.