Header Ads

Análise do iOS 8: Um sistema pensado para o futuro

iOS 8 - Fotos, Mensagens, Design, QuickType e Compartilhar
iOS 8 - iCloud Drive, Saúde, Continuidade, Spotlight, Desenvolvedor e Empresas

A Apple anunciou o iOS 8 no dia 2 de junho durante a WWDC 2014 trazendo novos recursos e APIs para desenvolvedores. Após quase um mês testando a atualização que atualmente está na segunda versão beta, podemos chegar a uma seguinte conclusão: O iOS 8 é um sistema que terá todo o seu potencial revelado daqui a algum tempo.

Novos recursos e mudanças nem tão aparentes

Primeiramente se você colocar na ponta do lápis todos os novos recursos verá que não há muita coisa que você diga "Que revolução" ou algo do tipo, embora algumas sejam realmente úteis. Recursos do WhatsApp presente no app Mensagens? Mais controles para edição de fotos? Novo modo de câmera? Facilidade para apagar e-mails? Busca do Spotlight? Acesso aos contatos recentes e favoritos?

Além disso o visual é idêntico ao iOS 7, com uma mudança ali e outra lá em questões de funcionalidade. Nada de ícones novos ou bonitos como os do OS X Yosemite.


Os destaques do iOS 8

As melhores novidades do iOS 8 são as Notificações Interativas e o teclado inteligente QuickType, que realmente adivinha com uma boa precisão o que você vai digitar. O Compartilhamento Familiar finalmente vai garantir a segurança e controle que tantos pais desejavam ter em relação às compras dos seus filhos na iTunes Store e App Store.

Funções do iOS 8

Ao utilizar o sistema a impressão que fica é que não houve grandes mudanças em relação ao iOS 7, mas tudo isso porque a maioria das novidades surgirão com o passar do tempo.

Mudanças pensadas para o futuro

De fato as maiores novidades do iOS 8 dependem exclusivamente de um único fator essencial para o sucesso: os desenvolvedores. Graças às novas APIs disponibilizadas pela Apple no novo sistema finalmente poderemos adicionar os tão desejados Widgets na Central de Notificações. 

Agora será possível armazenar diversos tipos de documentos, como planilhas, textos, arquivos em PDF e imagens, por exemplo, no iCloud Drive e acessá-los em qualquer dispositivo iOS, Mac e até mesmo no Windows.

O app Saúde oferece grandes possibilidades para aqueles que querem monitorar diversos aspectos da sua saúde e condição física, mas para isso dependeremos de apps e do mais essencial: acessórios. O duro é ter um acessório diferente para cada tipo de monitoramento (sangue, pressão, diabetes, etc.), mas será que a Apple pretende unificar tudo isso com o iWatch?

E com o Metal a Apple espera que os desenvolvedores possam extrair todo o poderio do chip A7 do iPhone 5s, iPad Air e iPad mini com tela retina para oferecer jogos com qualidade gráfica cada vez mais próxima dos consoles. Prova disso é o Plants vs. Zombies Garden Warfare, disponível para PC e Xbox One, e que em breve poderá ser jogado no seu smartphone ou tablet.

Zen Garden para iOS
Zen Garden

E finalmente os usuários poderão instalar novos teclados, como o Swipe. Mas porque será que isso não esteve presente antes? Será que somente agora a Apple conseguir criar uma forma de preservar a segurança do iOS ou é uma das novidades do estilo de Tim Cook, CEO da Apple, que é mais aberto a mudanças?

E não podemos esquecer do HomeKit que definitivamente vai trazer mais acessórios e equipamentos domésticos que poderão ser controlados rapidamente com a ponta dos seus dedos ou com a sua voz usando a Siri.

Conclusão

Por estar apenas no beta 2 ainda não foi possível testar o recurso "Handoff", mais Widgets e o iCloud Drive, mesmo assim já podemos ter uma noção do porquê a Apple está correta em afirmar que esta é a maior atualização para o iOS desde o lançamento do iPhone em 2007. O design é o mesmo do iOS 7 trazendo apenas alguns refinamentos, mas as possibilidades que ele traz são gigantescas tanto para os desenvolvedores quanto usuários.

Claro que ainda há muito trabalho a fazer mas é bom ver que depois de toda a reformulação feita com o iOS 7 a Apple esteja no caminho certo e que nos deixa ansiosos para ver o que futuro ainda nos reserva.
Tecnologia do Blogger.