Header Ads

[Review] iPhone 5s e iOS 7: 8 meses depois


O iPhone 5s foi lançado nos Estados Unidos no dia 20 de setembro, enquanto no Brasil o aparelho começou a ser vendido somente no dia 22 de novembro. De lá pra cá muita coisa mudou, e com a reformulação do iOS 7 que trouxe uma nova interface ao sistema operacional do iPhone, ainda havia algumas coisas que a Apple precisava arrumar. 8 meses já se passaram e como estão as coisas agora?

Design


O aparelho é idêntico ao iPhone 5, a não ser pelas novas cores disponíveis (cinza espacial e dourado) e o botão Início que perdeu o desenho em forma de ícone, mas ganhou um aro metálico em volta devido ao Touch ID.


Touch ID


Esta é a grande novidade do aparelho, e com o iOS 7.1.1 a Apple melhorou ainda mais a forma como a sua digital é registrada, reduzindo ainda mais possíveis erros de leitura. Aliás nunca tive problema com o reconhecimento digital e as poucas vezes em que precisei repetir a ação foi por posicionar o dedo erroneamente no sensor.


Ele ainda é um pouco limitado, pois serve apenas para desbloquear o aparelho e realizar compras na App Store/iTunes Store.


Mas a praticidade e agilidade em desbloquear o seu aparelho com um alto nível de segurança é extremamente útil e legal. Resta saber se com o iOS 8 haverá novas possibilidades para os desenvolvedores.


Processador A7


A Apple mostrou mais uma vez que especificações não significam nada, mas com o iPhone 5s ela foi a primeira a adotar um processador de 64 bits num smartphone. O A7 é um verdadeiro monstro em termos de desempenho, sendo duas vezes mais rápido que o A6 presente no iPhone 5 e iPad 4.


Mesmo após 8 meses ainda não há tantos apps que façam uso de todo esse poderio. Jogos, por exemplo, rodam apenas com uma taxa de quadros maior e mais fluída, além de conter apenas alguns efeitos de luz mais elaborados. O chip A7 é compatível com OpenGL ES versão 3.0, proporcionando gráficos detalhados e efeitos visuais complexos que só eram possíveis em Mac, PC e consoles de jogos, mas ainda vai levar algum tempo para vermos jogos com gráficos ainda mais belos.

O iOS 7 e os principais aplicativos da Apple já estão atualizados para suportar a arquitetura de 64 bits, mas a diferença de desempenho não é nada gritante.


Coprocessador M7


Ele foi feito paramedir dados de movimento do acelerômetro, do giroscópio e da bússola. Assim os apps de exercícios que registram as atividades físicas podem acessar os dados do coprocessador M7 sem precisar ativar constantemente o chip A7, o que resulta num menor consumo de energia, prolongando a bateria.

O M7 também consegue identificar quando você está caminhando, correndo e até mesmo dirigindo. Com isso ele impede que o aparelho tente procurar e se conectar a redes Wi-Fi. E caso o seu telefone fique parado por um tempo, como quando você está dormindo, o M7 reduz a atualização de dados para economizar a bateria.

Nesse quesito já existem diversos apps que fazem uso do M7 e um dos melhores disponíveis na App Store é o Nike+ Move, o qual monitora todos os seus movimentos 24 horas por dia sem prejudicar a bateria.

Câmera


Somente no iPhone 4 a Apple finalmente adotou o flash, mas desde então a câmera é um dos itens que sempre obteve boas melhoras a cada geração do iPhone. Embora ela ainda tenha os mesmos 8MP do iPhone 5 e 4s, a Apple mostra mais uma vez que megapixels não é o mais importante numa câmera.

A lente possui uma abertura de f/2.2 (a do iPhone 5 é de f/2.4) e o sensor está 15% maior, o que resulta num aumento de 33% na sensibilidade à luz. Assim as fotos em condições com pouca luz saem bem mais nítidas em relação ao iPhone 5.


Outra novidade é o flash True Tone, que é composto de dois LEDs, um branco e um âmbar. Então são usados algoritmos de software para avaliar a temperatura de cor da cena, determinando o percentual ideal de intensidade de luz branca e luz âmbar que você precisa, usando mais de mil combinações diferentes, garantindo fotos com cores mais precisas e reais
com flash
sem flash
O modo contínuo, exclusivo do iPhone 5s, permite tirar 10 fotos por segundo. Elas ficam agrupadas e você pode selecionar somente as melhores.


E quem nunca se deparou ao tirar uma foto e ela sair tremida/desfocada? Com o iPhone 5s não há mais esse problema graças à Estabilização Automática de Imagem, que tira quatro fotos com um tempo de exposição curto. Em seguida, as melhores partes dessas fotos são combinadas para compor uma imagem com o mínimo de ruído e menos fora de foco possível.


A gravação de vídeos continua com a qualidade 1080p, mas há a possibilidade de dar zoom de até 3x. Mas a novidade mais legal é o modo Câmera Lenta, que captura um vídeo a 120 quadros por segundo em 720p. Quando terminar, você pode selecionar a parte do vídeo que você quer ver mais devagar e esse clipe é reproduzido com um quarto da velocidade normal. Dá para pensar em inúmeras possibilidades para seu uso.

Rede 4G no Brasil


O modelo vendido no Brasil é o A1457 que é compatível com a rede LTE banda 7 (frequência 2600 MHz), a mesma usada no Brasil. Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo, a rede parece estar progredindo razoavelmente. Por exemplo, aqui na região do Grande ABC, o sinal do 4G não é dos melhores, mas mesmo assim obtive velocidades de download de 10Mbps.

iOS 7.1


Quando o iOS 7 foi lançado, um dos maiores problemas era as animações excessivamente demoradas que passavam uma sensação de lentidão ao abrir aplicativos e pastas. Com o iOS 7.1 a Apple resolveu isso e temos um sistema que ficou sensivelmente mais rápido e fluído, sendo bem parecido com o iOS 6.


Além disso a atualização trouxe diversas mudanças na interface deixando o sistema mais coerente com o novo visual. Claro que ainda há espaço para mudanças, como remodelagem de alguns ícones. A Central de Notificações também precisa de uma reformulação, pois é totalmente desnecessário estar dividida entre 3 seções (alguém usa a seção "Perdidas"?).

Tela


Faltam 4 meses para a Apple lançar o iPhone 6, ou seja lá como ele for chamado, e a maioria dos rumores indicam que a tela aumentará para 4,7 polegadas. Eu particularmente já acho isso um exagero e posso afirmar que as 4 polegadas oferecidas atualmente são ideais para um smartphone.

Para quem estava acostumado com a tela de 3,5 polegadas dos modelos mais antigos, 4 polegadas parecem perfeitas para ver vídeos no formato widescreen, que agora ocupam toda a tela, e até mesmo jogos ficaram melhores para jogar. O espaço extra facilita muito na navegação na internet, leitura de textos e praticamente em todos os apps.

Além disso o tamanho do iPhone 5s é perfeito pois não incomoda no bolso, diferente de smartphones gigantes com telas maiores que 4,7 polegadas.

Conclusão


Realmente o slogan da Apple "Pense além" faz jus ao iPhone 5s, pois este é um smartphone que foi feito pensando no futuro. O processador A7 de 64 bits ainda sequer foi explorado, pois ainda não há nenhum app que faça uso de todo esse poder. O Touch ID é um recurso bem legal, mas se pudesse ser usado pelos desenvolvedores abriria diversas possibilidades, mas com certeza isso implica em diversas questões de segurança.

A câmera é tão boa que definitivamente substitui câmeras de bolso, podendo ser considerada uma excelente opção de compra para quem não dispensa tirar fotos com o seu smartphone devido à praticidade e principalmente por poder compartilhar rapidamente com as redes sociais.


O M7 se mostrou útil e hoje há diversos apps que utilizam esse para monitoramento de atividades, sendo recomendado para pessoas que praticam esportes e outras atividades físicas.

Com o iOS 7 a Apple deu um passo importante ao dar uma nova cara ao sistema que já estava mostrando sua idade frente a concorrência, e com o iOS 7.1 tivemos a certeza de que a tendência é só melhorar. Agora mais de um ano de preparação teremos a apresentação do iOS 8, que deverá trazer novos recursos e quem sabe mais mudanças na interface.

Vindo de um iPhone 4s, o novo modelo é um baixa de um upgrade, e talvez quem tenha o iPhone 5 não veja tanta vantagem em trocar agora. Se você analisar o conjunto processador, câmera e Touch ID, fica claro que o iPhone 5s será um aparelho que durará um bom tempo, seja com suporte aos apps e jogos mais modernos assim como as futuras atualizações do iOS. Definitivamente ainda é um smartphone que só tende a melhorar com o passar do tempo.
Tecnologia do Blogger.