Header Ads

Classificação indicativa de jogos digitais no Brasil será mais prática e rápida com o IARC

Devido à classificação indicativa de jogos no Brasil que é um tanto burocrática e lenta, muitos jogos digitais acabam levando mais tempo para serem publicados, e como a Apple utiliza um sistema diferente para classificar seus jogos, aqueles mais violentos acabam não sendo lançados em nosso país. Mas isso pode estar prestes a mudar.


Para agilizar o processo e tornar as coisas mais simples, o Ministério se juntou aos órgãos classificatórios dos EUA (o ESRB), da União Europeia (PEGI) e da Alemanha (que é separado dos da UE) para criar o International Age Rating CoalitionIARC.

O IARC, segundo Rafael Vilela, especialista em jogos do Ministério, mudou o prazo do processo que poderia levar até 30 dias para apenas 5 minutos. O IARC é uma espécie de formulário que será integrado ao processo de inscrição de jogos de lojas digitais internacionais, como a App Store da Apple. Durante esse processo o desenvolvedor deverá preencher esse formulário uma única vez, para então ser criado um certificado para cada classificação internacional.

O formulário do IARC passa a ser obrigatório a partir do dia 24 de outubro para as lojas digitais brasileiras que estejam envolvidas. Realmente essa parece ser uma grande conquista para o país, já que poderá incentivar o desenvolvimento de jogos e facilitar a comercialização deles. Agora só falta a Apple adotar o sistema para facilitar a publicação de jogos na App Store.

Fonte: Kotaku
Tecnologia do Blogger.