Header Ads

Veja como funciona o iWork for iCloud rodando diretamente pelo navegador

Uma das novidades apresentadas na WWDC 2013 além do iOS 7 e iTunes Radio foi o iWork for iCloud, que permitirá ao usuário criar documentos diretamente pelo navegador ao usar um dos três aplicativos da suíte iWork (Pages, Numbers e Keynote). 


Ainda em fase beta, é possível criar novos documentos ou editá-los diretamente de qualquer navegador compatível. O melhor de tudo é que aparentemente este serviço será gratuito, o que trouxe a hipótese de que os aplicativos para o iOS também se tornariam gratuitos.

Atualmente o iWork for iCloud está em fase beta e pode ser testado apenas por desenvolvedores. Se você está curioso para ver como o serviço realmente funciona, não deixe de conferir o resto deste artigo.

Requerimentos para utilizar o iWork for iCloud
  • Windows 7 ou posterior;
  • OS X 10.8 ou posterior;
  • Conta do iCloud;

Navegadores Compatíveis com o iWork for iCloud
  • Safari 6.0.3 ou posterior;
  • Google Chrome 27.0.1 ou posterior;
  • Internet Explorer 9.0.8 ou posterior;
Ao acessar a página inicial do iCloud, você poderá escolher entre um dos 3 aplicativos disponíveis. Após isso aparecerá uma página de apresentação ao serviço.


Então você terá acesso à página para gerenciar todos os documentos já feitos, além de poder criar novos também. Se você quer adicionar algum documento do Word ou Pages que esteja no seu PC/Mac, basta arrastá-lo para a janela do iWork para fazer o upload.



A ferramenta é bastante completa, pois você pode utilizar uma grande variedade de fontes, podendo alterar o tamanho, alinhamento, espaçamentos, recuos, entre outros.


É possível inserir imagens que estejam em seu computador, podendo inclusive adicionar alguns efeitos bem legais, como reflexos, bordas, sombras e opacidade.


Na barra superior há 3 botões diferentes, sendo que o primeiro serve para adicionar caixas de texto ao documento, o segundo para adicionar auto formas e o terceiro para inserir imagens.


Após concluir o seu trabalho, você pode compartilhá-lo como um documento do Pages ou Word, podendo convertê-lo também para o formato PDF. Após escolher uma das opções, o arquivo será preparado para que você possa enviá-lo por e-mail.


Todos os documentos ficam associados a sua conta do iCloud, e portanto, podem ser acessados por qualquer dispositivo iOS. Se você excluir algum documento do iWork for iCloud, ele também é apagado do seu iPhone ou iPad, por exemplo.


Pelos testes o iWork for iCloud se mostrou bastante útil, pois possui algumas opções de edição bem interessantes. O fato de poder criar e visualizar um documento a partir de qualquer computador vai facilitar muito a vida dos usuários, principalmente quando forem realizar apresentações, e aí o Keynote se torna uma excelente opção. A compatibilidade com o Office da Microsoft é outro ponto positivo, além da possibilidade de editar documentos armazenados em seu computador e o compartilhá-los rapidamente por e-mail.

A única coisa que não ficou clara é se o iWork for iCloud vai exigir que o usuário tenha a suíte nos dispositivos iOS, ou se será liberada para todos os usuários sem custo algum. Pode até ser mesmo que com o lançamento oficial do iOS 7 e desse serviço em setembro a suíte para dispositivos móveis fique realmente grátis.
Tecnologia do Blogger.