Veja como funciona o iTunes Radio no iOS 7, o serviço de streaming de músicas da Apple


Após vários rumores de que a Apple lançaria o seu serviço de streamings, o iTunes Radio foi finalmente anunciado durante a WWDC 2013 como uma das novidades junto com o iOS 7. Inicialmente o serviço estará disponível somente nos EUA, mas a Maçã promete que ele chegará a outros países em breve. Caso esteja curioso para saber como ele funcionará, saiba que conseguimos colocar as mãos nele e você confere tudo a seguir:


Personalizando o iTunes Radio com suas preferências


Logo ao abrir o aplicativo Música no iOS 7 você verá a nova aba "Rádio" com as telas de boas-vindas ao serviço. Para ouvir as músicas você deve selecionar uma das emissoras disponíveis, mas é possível criar outras rapidamente. Quanto mais músicas você ouvir ou baixar pelo iTunes, mais personalizada suas estações ficarão.


Ao escolher uma estação uma música aleatória será reproduzida, sendo possível apenas pausar a música ou pular para a próximas, mas não poderá voltar a canção anterior. Ao tocar no botão em forma de estrela você terá algumas opções, como "Tocar Outras Como Esta", "Nunca Tocar Esta Música" ou "Adic. à Lista de Desejos do iTunes". 


Ao tocar no pequeno símbolo "i" no topo da tela você terá acesso a mais informações sobre a música, como o preço, possibilidade de visualizar o álbum completo em que a música pertence, além de poder criar uma nova emissora, seja ela relacionada com a música ou o artista.


Para adicionar novas emissoras você deverá digitar um termo para a pesquisa, podendo ser o nome de um artista, música ou um gênero. Após isso basta escolher uma das opções listas para criar a sua emissora. Também é possível editar cada emissora, escolhendo quais artistas, músicas ou gêneros devem ser tocados assim como aqueles que nunca devem ser reproduzidos.



O iTunes Radio possui um histórico exibindo todas as músicas já ouvidas por você em cada emissora, além daquelas que foram incluídas na sua lista de desejo do iTunes. A Siri também pode ser usada para tocar uma emissora em seu catálogo.


Quanto custa o iTunes Radio?


O serviço é totalmente gratuito, porém entre o intervalo de reprodução de uma música para outra serão exibidos anúncios, mas que não representam problemas visto que são bem curtos e necessários para mantê-lo ativo. Se você for assinante do iTunes Match, que custa US$ 24,99 ao ano, o iTunes Radio será livre de anúncios.


Aparelhos compatíveis com o iTunes Radio


O iTunes Radio é compatível com todos os dispositivos iOS que rodem o iOS 7, além de funcionar também no PC, Mac e Apple TV. Todo o seu histórico e emissoras ficam salvos no iCloud, então se você parar de ouvir uma emissora em determinado aparelho poderá continuar exatamente de onde parou em outro dispositivo sem a necessidade de sincronização.


Quando o iTunes Radio será lançado?


O iTunes Radio está disponível somente nos Estados Unidos em fase de testes junto com o iOS e Apple TV. O serviço está programado para ser lançado ainda nesta primavera, mais especificamente entre setembro e outubro. A Apple ainda não divulgou quais serão os primeiros países a receber o serviço, mas afirmou que ele chegará a mais países.