Header Ads

Redes 3G, 3G+ e 4G no Brasil: Qual é a verdadeira velocidade de cada conexão?

Desde o mês passado o Brasil passou a contar com a nova Rede 4G para uso da internet móvel que promete ser até 10 vezes mais rápida que a rede 3G comum. Mas na hora de contratar um plano de dados para o seu iPhone ou iPad você sabe exatamente que tipo de internet está contratando?


Entendendo as diferenças entre as redes 3G, 3G+ e 4G

Rede 3G

Na teoria, a tecnologia 3G permite velocidade de navegação de até 7 Mbps, no entanto o que é oferecido pela maioria das operadoras é uma velocidade que varia de 400 Kbps a 1 Mbps.

Rede 3G+

Esta seria uma evolução da rede 3G comum trazendo um pouco mais de velocidade de navegação, sendo até 3 vezes mais rápida. Para utilizá-la o seu dispositivo deve ser compatível com a rede HSPA+. Esse tipo de conexão pode proporcionar velocidades de até 21 Mbps, no entanto o que a maioria das operadoras oferecem é uma velocidade de 3 Mbps a no máximo 6 Mbps.

Rede 4G

Embora tecnologia esteja bastante desenvolvida em países como os EUA, aqui em nosso país somente esse ano ela começou a chegar a algumas cidades, com promessa de ampliação para até a Copa de 2014. Na teoria a rede 4G pode operar em velocidades de até 100 Mbps, mas o que é oferecido atualmente pelas operadoras não deve passar de 10 Mbps a 20 Mbps no máximo.

E na prática

De acordo com a minha experiência de uso de internet móvel no Brasil e também de algumas pesquisas pela rede posso afirmar que a rede 3G realmente oferece velocidades de apenas 1 Mbps. Já no 3G+ tive uma boa surpresa pois geralmente obtenho velocidades média de 4 a 5 Mbps. Já a 4G vi que muitos usuários conseguem uma média de 10 Mbps com picos de até 20 Mbps.

Mesmo assim isso não quer dizer que sempre você terá os mesmos resultados, visto que a velocidade de navegação é influenciada por diversos fatores, como qualidade do sinal, número de usuários utilizando a rede ao mesmo tempo, entre outros.

Além disso vale ressaltar que no contrato de adesão as operadoras utilizam uma velocidade de referência para download de arquivos. Abaixo temos um exemplo do que é oferecido pela operadora Vivo:
  • 3G   - 500 Kbps
  • 3G+ - 1,5 Mbps
  • 4G    - 5 Mbps
Lembre-se também de ficar atendo a franquia de consumo de cada plano e se após atingir o limite a velocidade é reduzida ou se é necessário pagar excedente por cada 1 MB utilizado.
Tecnologia do Blogger.