Header Ads

iPhone 5 e a rede 4G LTE no Brasil: entenda a situação

O iPhone 5 provavelmente será lançado no Brasil no próximo dia 14 de dezembro, mas infelizmente nós usuários brasileiros não poderemos desfrutar de um dos melhores recursos do aparelho que é o suporte a rede 4G LTE. Isso porque o aparelho é compatível apenas com as frequências de 700 MHz, 850 MHz, 1800 MHz, 1900 MHz e 2100 MHz, enquanto no Brasil as frequências são de 2500 MHz e 2600 MHz.


A solução seria a Apple lançar um outro modelo específico para o Brasil que utilize uma dessas frequências, mas como a rede 4G sequer está pronta, não haveria beneficio algum para a empresa. O serviço começará a ser vendido a partir de abril de 2013, mas estará disponível em apenas 6 cidades: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Rio, cobrindo no máximo 50% das áreas urbanas.

O Governo Federal irá leiloar a frequência de 700 MHz no próximo ano, no entanto ela é utilizada pela rede de TV analógica, e assim o sinal da rede 4G só poderá ser transmitido a partir de 2016 pelas operadoras de telefonia móvel.

Portanto não importa se você vai adquirir o iPhone 5 no exterior ou aqui mesmo, pois ele não funcionará com a rede 4G do país. Isso não deve ser encarado com um empecilho, pois o sinal LTE estará disponível para poucas pessoas, seja pela sua disponibilidade e também pelo seu preço que deverá ser mais elevado em relação ao 3G.

Somente em 2014 durante a Copa do Mundo é que realmente veremos este novo serviço se tornar popular, e até lá estaremos com a 8ª geração do iPhone, que deverá finalmente ser compativel com a rede 4G brasileira. Enquanto isso, você terá de se contentar com o 3G+.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.