Header Ads

Chip A6X do iPad 4 é equipado com a GPU PowerVR SGX 554MP4

Uma das mudanças no hardware do iPad 4 é o seu novo processador A6X que é duas vezes mais potente que o A5X presente no iPad 3. E para por essa afirmação a prova o pessoal do Anandtech o examinou a fundo e descobriu que o chip vem equipado com a nova GPU PowerVR SGX 554MP4, que também possui quatro núcleos assim como o PowerVR SGX 543MP4 presente no iPad 3, porém com a frequência do clock sendo 15% maior.

Processador A6X
Nos testes realizados a nova GPU se mostrou a mais rápida de todos os aparelhos testados, inclusive o iPhone 5 e o recém lançado Google Nexus 10 que é equipado com o ARM's Mali-T604 que possui um desempenho 57% inferior ao do iPad 4.

Comparativo de GPUs dos iPads

Mas o que realmente interessou nos testes é que agora finalmente será possível rodar jogos na resolução nativa de 2048x1536 com uma taxa de quadros superior a 30fps, o que vai beneficiar muito os jogos e desenvolvedores, o qual não precisarão mais reduzir a resolução e usar o anti-aliasing para suavizar as bordas removendo aquele efeito serrilhado.

Agora ficou bem claro o porquê da Apple ter atualizado o iPad em apenas 7 meses: o objetivo era se manter no topo com processador e gráficos de ponta para encarar de frente o Nexus 10 e o Surface da Microsoft. Ainda vai levar algum tempo para vermos jogos que farão uso de todo esse poderio. Se você gosta de jogos, esse é o tablet a ser adquirido.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.