Header Ads

Apple demite Scott Forstall, responsável pelo iOS, devido aos Mapas do iOS 6

Ontem a Apple publicou de surpresa um comunicado sobre mudanças na administração executiva da empresa, sendo uma delas informando que  Scott Forstall, o vice-presidente de Software encarregado pelo desenvolvimento do iOS, deixará a companhia no ano que vem. Mas o que mais chama a atenção é que sua saída não é uma escolha dele, e está mais para um demissão, até porque seu nome é citado apenas uma vez no comunicado. Em outros casos quando houve a saída de grandes executivos geralmente os comunicados vinham recheados de elogios, algo que não aconteceu.

E segundo algumas fontes, há ainda mais motivos para acreditar que isso tenha sido realmente uma demissão. Primeiro porque o iOS, apesar de apresentar novos recursos, parece ter estagnado no tempo, mantendo  a mesma velha interface desde quando foi apresentado em 2007. Ou seja, 5 anos sem nenhum novidade que realmente trouxesse um novo ar jovial ao sistema. O iOS sempre usou muito do esqueumorfismo, uma interface que tenha se assimilar as coisas da vida real, como a capa de couro presente no aplicativo Notas, o calendário e inclusive o próprio iBooks com o movimento de folear páginas.

Segundo que a Siri, apresentada no iPhone 4S, parece ser algo realmente muito legal e que tinha tudo para revolucionar o mercado, porém ela ainda está em fase beta, não tem suporte para muitos idiomas e nem consegue realizar tantas tarefas quanto gostaríamos.

E por último, e que talvez tenha sido o mais agravante é o novo aplicativo Mapas do iOS 6, que foi duramente criticado devido a diversas falhas e informações errôneas. Além disso ele se recusou a assinar um pedido de desculpas, algo que então foi feito por Tim Cook, o atual CEO da Apple. Para apimentar ainda mais as coisas foi publicado uma reportagem dizendo que Jony Ive e Bob Mansfield não participavam das mesmas reuniões que Scott estivesse presente, a não ser quando Tim Cook estivesse junto.

Parece que essa mudança, que parece ser um pouco radical servirá para dar novos ares ao iOS, pois agora Jony Ive ficará responsável pela Interface Gráfica do sistema. Eddy Cue irá gerenciar a Siri e os Mapas, sendo atualmente o responsável pela iTunes Store, App Store, iBookstore e iCloud, e Craig Federighi, que é o chefe do Mac OS X, ficará responsável também pelo iOS, indicando que num futuro próximo ambas plataformas poderão ser tornar apenas uma.

Eu enxergo essa mudança mais do que necessária, pois mesmo o iOS sendo um excelente sistema, ele está precisando muito de mudanças na interface e de recursos que realmente agreguem valor ao sistema. Se Jony Ive conseguir trazer todo o seu perfeccionismo em design industrial para o iOS, teremos um sistema com uma interface invejável. Eddy Cue foi o grande herói que tornou o fraco MobileMe no iCloud que é utilizado por milhões de usuários, o que nos dá a esperança de ver a Siri e os Mapas melhorarem de agora em diante. Que venha o iOS 6.1!

Fontes: Gdgt | WSJ

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.