Header Ads

Classificação indicativa de jogos digitais sofre mudanças pelo Ministério da Justiça

Após um bom tempo sem poder a categoria Jogos na App Store Brasileira, a Apple conseguiu de alguma forma, fazer com os jogos pudessem ser vendidos na loja virtual a partir de Abril, sem que infringissem alguma lei brasileira. Mais provável é que ela tenha utilizado a mesma brecha encontrada pelo Google, em que conteúdos hospedados em servidores estrangeiros não necessitem ser regulamentados pelo nosso governo.


Mesmo assim diversos jogos que podem ser considerados mais violentos, como Modern Combat 3, Max Payne e GTA 3 por exemplo, não estão disponíveis na nossa loja devido ao seu conteúdo. No entanto isso pode vir a mudar, pois o Ministério da Justiça publicou uma portaria a qual diz que todos os jogos distribuídos digitalmente sejam classificados pela própria empresa que os distribui.

Antes essa classificação era feita pelo Ministério da Justiça, sendo que tal processo por ser um pouco burocrático atrasava o lançamento de alguns títulos aqui no Brasil. As empresas poderão utilizar os padrões estrangeiros para essa classificação, no entanto não ficou definido se o sistema dos EUA (ESRB) e o da Europa (PEGI) serão válidos.

Se os principais modelos estrangeiros não forem aceitos, essa portaria acabará sendo meio estúpida, pois em vez de facilitar o trabalho das empresas que distribuem jogos digitais, as obrigará a adotar um outro padrão. Que essa medida venha permitir que todo jogo possa ser comercializado na App Store, e que também possa impulsionar ainda mais as vendas.

Fonte: Tecnoblog

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.