Header Ads

[Review] iOS 6 Beta 1: Veja as novidades e os novos recursos (atualizado)


O iOS 6 representa mais uma grande atualização do software que está presente no iPhone, iPad e iPod touch, e segundo a Apple, ele tem  mais de 200 novos recursos. Os principais são o novo sistema de Mapas, integração com o Facebook e novas funções para a Siri. Além disso, houve algumas mudanças na interface (mesmo que pequenas), que deixaram o visual mais elegante. Confira agora um review das novidades da sexta versão do sistema móvel mais avançado do mundo.

Interface

Os rumores diziam que a Apple adotaria uma cor prateada no sistema, no entanto ela preferiu apenas alterar a tonalidade do azul, assim como deixou o fundo cinza nos ajustes mais claro. Embora pareça insignificante, a mudança agradou e deixou o sistema como um todo mais moderno.

iOS 6                                                                                         iOS 5

Ajustes

Além do ícone do aplicativo Ajustes ter sofrido pequenas modificações, todas as seções foram agrupadas de modo a ficar mais organizadas. Veja como ficou:






Não Perturbe


Este recurso desativa qualquer notificação e também que você receba ligações. É possível definir um horário que você não deseja ser incomodado, e pode definir quais tipos de contatos você receberá ligação. Há uma opção chamada Ligações Repetidas, que faz com que uma segunda ligação da mesma pessoa dentro de um período de 3 minutos não seja silenciada.


Quanto essa função está ativada, você verá um pequeno ícone em forma de lua na barra de status.

Brilho e Imagem de Fundo

Exatamente como é no iPad, a opção para ajustar o brilho da tela assim como alterar o papel de parede do seu dispositivo foram unificados. Para o iPhone, foi adicionado 3 novos papéis de paredes.


Privacidade

Há uma seção exclusiva que exibe quais são os aplicativos que requerem uso de dados pessoais, e eles ficam divididos em 5 categorias: Serviços do Sistema, Contatos, Calendários, Lembretes e Fotos.

FaceTime via 3G

Finalmente a Apple permitiu o uso de chamadas FaceTime através de uma rede 3G. Para ativar essa opção, basta ir em Ajustes > FaceTime e ativar a opção "Use Cellular Data" (Usar Dados do Celular).

Integração com o Facebook

Assim como foi com o Twitter, nos Ajustes há uma área destinada ao Facebook, que lhe permite configurar sua conta e também baixar o aplicativo oficial caso você não tenha. Com isso, você pode compartilhar imagens, páginas da web, vídeos do Youtube, músicas, filmes e TV shows da iTunes Store, assim como aplicativos da App Store.

Câmera

Embora ainda não tenha recebido mais recursos, como o efeito Panorama, houve pequena mudança na cor da interface, que antes era prateada e passou a ser preta.

Tempo

A interface gráfica do aplicativo tempo ficou muito mais moderna, confira a imagem abaixo:

iOS 6                                                                                                iOS 5

Telefone

Ao receber uma chamada, você verá um pequeno atalho ao lado da opção Atender, que funciona exatamente como o atalho da câmera. Arraste-o para cima para ter acesso a mais opções, como Atender, Recusar, Responder c/ Texto e Lembrar-me Depois.


Ao escolher Responder c/ Texto, aparecerá uma lista com as mensagem pré-definidas pelo sistema, mas é possível alterá-las em Ajustes > Telefone > Responder c/ Texto.


Além disso, o teclado para realizar ligações também foi redesenhado:

Safari

O navegador do iOS também recebeu alguns recursos interessantes. No iPhone ao visualizar uma página da web em modo paisagem, aparece um botão no canto inferior direito da tela que exibe a página em tela cheia, eliminando as barras de status e de tarefas. O ganho na área de visualização é grande portanto, acho que isso já indica que a Apple não deverá aumentar a tela do próximo iPhone.


O recurso Abas do iCloud sincroniza todas as páginas abertas no seu iPhone, e permite que elas sejam visualizadas rapidamente no seu iPad ou iPod touch, por exemplo.


É possível visualizar todos os artigos salvos na Lista de Leitura quando estiver offline, e é possível utilizar os dados de sua rede 3G para salvar.

Música

O aplicativo Música também teve sua interface atualizada, ficando parecida com a mesma que é utilizada no iPad. E o resultado é realmente muito bom, deixando-o com uma aparência mais limpa e sofisticada. Aprovado.


Mail

Na sua caixa de entrada há um novo grupo chamado VIP, onde ficará armazenadas as mensagens que são consideradas mais importantes. Para isso, basta tocar nessa opção e selecionar na sua lista de contatos quais serão VIPs.

E ao digitar um e-mail, foi adicionado uma forma muito simples para inserir uma foto ou um vídeo. Toque e segure a tela até surgir uma caixa de opções, então toque na seta até chegar a opção "Inserir Foto ou Vídeo". Você poderá escolher uma foto ou vídeo que esteja no Rolo da Câmera ou no Compartilhar Fotos.

Siri

Além de estar disponível no iPad de 3ª geração, a Siri também pode executar mais tarefas, como abrir aplicativos, atualizar o seu status do Facebook e até mesmo enviar tweets.


Além disso, ela também é capaz de pesquisar filmes, seja pelo nome do filme ou de um ator, por exemplo.


Ela também é capaz de exibir informações sobre jogos e pesquisar restaurantes por preço, especialidade, localização, entre outros, mas isso só funciona nos EUA.

Compartilhar

Toda vez que você for compartilhar alguma coisa verá uma interface totalmente nova, que em vez de exibir apenas textos, agora mostra o ícone dos aplicativos que podem usar a informação. Outra mudança visual interessante.

Alarme

Ao criar um alarme, é possível escolher uma música para ser o toque do despertador. Uma pena isso também não estar disponível para toque de chamadas e mensagens.

Passbook

Nesta versão o aplicativo Passbook não está pronto para uso, mas é possível observar que ele armazenará dados de seus cartões de embarque, ingressos, cartões de clientes, cupons, entre outros. Quem sabe no próximo beta ele já esteja disponível para uso?

Mapas

Este é a maior novidade do iOS 6. A Apple resolveu utilizar seu próprio sistema de Mapas, que traz alguns recursos bem interessantes, como o Flyover (visualização 3D), Navegação Turn-by-Turn e também a possibilidade de ver se há trânsito nas rotas.


 Não sei se é porque ainda é beta mas não foi possível visualizar o mapa normal em minha cidade, muito menos usar a visualização 3D.


Mesmo assim foi possível procurar rotar e ver que realmente existe a navegação Turn-by-Turn, embora ela não funcionasse. Seja como for, espero que a Apple conserte isso nos próximos betas que virão.

Central de Notificações

Ao acessar a Central de Notificações você verá dois botões de atalho que servem para enviar tweets e atualizar o seu status no Facebook. Por ser uma versão beta, o texto não está bem ajustado ao espaço.

Relógio (iPad)

O iPad ganhou o aplicativo relógio, que permite ver as horas em qualquer lugar do mundo, criar alarmes, usar o cronômetro e o Timer, nada diferente do que já temos no iPhone.





Realmente o iOS 6 veio cheios de recursos bem interessantes e úteis, porém ainda não foi dessa vez que teremos a possibilidade de usar widgets. Embora a interface não tenha sido redesenha, as pequenas mudanças feitas pela Apple irão agradar muita gente. Não deixem de conferir outras novidades do iOS 6, que só será lançado ao publico em outubro.

Aparelhos compatíveis:

  • iPad de 3ª geração;
  • iPad 2;
  • iPhone 4S;
  • iPhone 4;
  • iPhone 3GS;
  • iPod touch de 4ª geração.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.