Header Ads

O processador A5 da nova Apple TV possui dois núcleos

A nova Apple TV foi lançada juntamente com o novo iPad, porém não trouxe tantas mudanças, sendo a principal novidade o suporte a vídeos 1080p. Para isso, a Apple aumentou a quantidade de memória RAM (512) e utilizou o chip A5. No entanto, segundo as especificações do aparelho, trata-se de um processador single-core, ou de apenas um núcleo.

Chip Apple A5

No entanto, a ChipWorks resolveu desmontar o aparelho e descobriu algo um tanto curioso. O chip A5 utilizado foi fabricado em 32nm, enquanto o A5 encontrado no iPhone 4S/iPad 2 e o atual A5X usam o processo de 45nm. Com isso, ele chega a ser 41% menor, sendo ainda mais econômico e eficiente, o que permitiu diminuir os custos de fabricação e manter o mesmo preço de $99.
Além disso, descobriu-se que o chip possui dois núcleos, no entanto, apenas um está ativado. Será que a Apple pretende usar essa nova arquitetura em futuros aparelhos? Quem sabe o novo iPod touch já não venha equipado com ele? 

E segundo rumores, a Apple estaria testando uma variação do A5X num protótipo de iPhone. Pode ser que essa variação use o processo de 32nm, aumentando sua eficiência e economia, algo importante para prolongar a duração da bateria.

Outra dúvida que fica é se será possível ativar o outro núcleo através de uma atualização de software...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.