Header Ads

Vale a pena trocar o iPad 2 pelo novo iPad?

A cada lançamento de um novo produto da Apple, sempre vem aquela dúvida: vale a pena trocar meu atual aparelho pelo modelo mais recente? Além de envolver questões financeiras, é necessário analisar a forma como você utiliza o aparelho, e se as novidades realmente serão úteis para você. Especialmente para nós brasileiros que sempre pagamos caro, nem sempre é possível trocar de aparelho todo ano.


O novo iPad foi lançado oficialmente e muitos se questionam: devo trocar ou não? Se você possui o iPad 1 a resposta é definitivamente sim, porém se você tem o iPad 2, aí a coisa fica um pouco mais complicada. Veja abaixo os motivos para continuar com seu iPad 2 e os motivos para trocá-lo pela nova versão.

Performance
Ambos modelos possuem um processador dual-core de 1Ghz, e segundo testes realizados, a velocidade é a mesma. Quem já pôde testar o novo iPad disse que não há diferença na velocidade, seja na transição de telas ou ao abrir aplicativos.

Peso e Espessura
O novo iPad é um pouco mais pesado e grosso que a segunda versão. Para se ter uma ideia, são 652g contra 601g (Wi-Fi) e 662g contra 613g (Wi-Fi + 3G). Além disso, ele também é um pouco mais espesso, tendo 9,4 mm contra 8,8 mm. Embora pareça pouco, alguns usuários afirmam notar a diferença.

Tela Retina
Esta é sem  sombra de dúvidas a principal mudança do novo iPad. Com uma Tela Retina com 4x mais pixels, a resolução de 2048x1536 que supera HDTVs de 1080p é o que fará você querer o novo iPad. Quando o iPhone 4 foi lançado, a mudança quando comparado ao iPhone 3GS foi tão grande que após ver uma Tela Retina é praticamente impossível voltar atrás.

Fotos, vídeos, aplicativos, jogos, textos e livros, tudo fica muito mais bonito e nítido. Portanto se você usar seu tablet para esses fins achará a mudança maravilhosa. O único problema é que os aplicativos terão seus tamanhos no mínimo duplicados para suportar a alta resolução.

Gráficos
Para dar conta de tantos pixels na tela, o novo iPad vem com um processador gráfico com quatro núcleos, que permitirá gráficos incríveis numa resolução superior no que vemos no Xbox 360 e PS3, por exemplo. Veja um trailer de Infinity Blade Dungeons e tire suas conclusões.

iSight Câmera
A câmera do novo iPad possui 5 MP e utiliza as mesmas lentes do iPhone 4S, além de gravar vídeos em 1080p. No entanto, se você está lendo esta matéria as chances de você ter um iPhone 4/4S são grandes, o que torna dispensável câmera no iPad, sem contar que deve ser muito estrando segurar um tablet para tirar fotos.

Rede 4G LTE
A não ser que você more nos EUA, o suporte a redes 4G é totalmente inútil para nós. Ainda não temos sequer uma boa rede 3G, com velocidade estável a um preço justo. Além disso, redes 4G só deverão chegar aqui em no mínimo 2 anos.

Conclusão
O iPad 2 já possui um desempenho incrível, seja em atividades comuns ou que exijam processamento gráfico. Com ele você ainda tem o Espelhamento do AirPlay, FaceTime e uma câmera mediana para fotos e vídeos em HD. A única novidade notável na terceira versão mesmo é a Tela Retina, que realmente impressiona pela sua qualidade.

Se você já está acostumado com a atual tela do iPad 2 e não se incomoda por ela ser um pouco pixelada, então pode ficar com seu aparelho por mais ano, que ele ainda receberá muitas atualizações e por possuir uma perfomance incrível, não deverá ficar obsoleto tão rápido assim como foi com o iPad 1.

A câmera não deve ser vista como essencial, pois dificilmente você fará o mesmo uso que teria em um iPhone, por exemplo. Outro problema é que levará tempos para que os aplicativos se adaptem a nova resolução, e principalmente games que façam uso do novo processamento gráfico.

Se você está contente com seu iPad 2, o melhor é ficar com ele por mais um ano e assim esperar pelo novo modelo que deverá ter processador com quatro núcleos, e não apenas o chip gráfico como foi agora. Porém fica a dica: não mexa no novo iPad, seja de amigos ou em lojas. Após ver a Tela Retina em ação, você se sentirá obrigado a trocar seu modelo atual.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.