Header Ads

Vale a pena comprar uma Apple TV?

A Apple TV finalmente chegou ao Brasil após muito tempo do seu lançamento oficial nos Estados Unidos juntamente com a iTunes Store e muitos acabam se perguntando: vale a pena comprar uma? Para que serve? Ainda mais pelo preço de R$ 399, que é um pouco salgado, é necessário avaliar bem sua necessidade e como esse aparelho poderia suprir isso. É justamente isso que irei abordar agora.

O que é?

É uma caixinha quadrada que cabe na palma da sua mão, e que permite reproduzir remotamente vídeos, fotos e músicas diretamente na sua HDTV. Ele possui o processador A4 de 1GHz, e é capaz de exibir vídeos em alta definição (720p). Além disso, ela é silenciosa e consome pouca energia.


É necessário ter uma conexão com a internet, e o aparelho se conecta tanto a redes WiFi quanto via cabo Ethernet. Também é preciso adquirir um cabo HDMI para conectá-lo a sua TV.


Interface

A interface é bastante simples e intuitiva. Junto com o aparelho você recebe um pequeno controle remoto para avançar pelos menus, permitindo acessar a iTunes Store, Youtube, Netflix, Fotos do iCloud, rádios, Músicas e ajustes do dispositivo.



Vídeos

Você pode alugar ou comprar vídeos em HD diretamente pela iTunes Store, porém o preço é um pouco salgado, sendo de $3,99 a $4,99 para aluguéis de filmes em alta definição, sendo que para definição padrão é de $2,99. 


O Netflix já está disponível e possui um catálogo razoável, com muitos títulos em HD. Porém peca pela falta de filmes recentes. No entanto seu preço mensal de apenas R$14,99 definitivamente conquistará muitos clientes.

AirPlay

Esse provavelmente é um dos grandes recursos da Apple TV. Para quem possui um iPhone/iPad/iPod touch com iOS 4.2 ou superior é possível visualizar vídeos, fotos e ouvir músicas que estejam em seu aparelho diretamente pela Apple TV. Além disso, diversos aplicativos de terceiros como o Vevo, já possuem suporte ao AirPlay.

Espelhamento do AirPlay

Este sem dúvida é o grande trunfo da Apple TV. Se você possui um iPhone 4S ou iPad 2, é possível usar o espelhamento do AirPlay. Ele permite que tudo que você estiver fazendo na tela do seu smartphone ou tablet sejam exibidos diretamente em sua TV. Não importa se é o Safari, Calculadora, App Store, tudo é mostrado na TV exatamente como você vê em seu aparelho. Aplicativos de terceiros e jogos também funcionam perfeitamente.


O interessante é que há muitos aplicativos que fazem bom uso desta nova função. Há navegadores que suportam tela cheia, assim como muitos jogos estão adaptados. Um bom exemplo é Real Racing 2, que funciona maravilhosamente. Enquanto você vê a corrida na TV, seu iPhone ou iPad viram um monitor com o mapa da pista e a posição dos corredores. Às vezes nota-se momentos de lentidão, mas nada que atrapalhe a diversão.

Rádios

Há diversas rádios internacionais para seu ouvir, que estão divididas em diversos estilos com rock, blues, country, entre outros. Não é possível adicionar outras rádios, mas mesmo assim a lista é grande, e deve servir como som ambiente para muitos.


iTunes Match

Se você for assinante do iTunes Match,  pode ouvir todas as suas músicas armazenadas nas nuvens diretamente pela Apple TV, dispensando o uso dos seus aparelhos ou do AirPlay.

Conclusão

Eu estive usando a minha Apple TV por quase um mês e tem sido fantástica. Adoro ver vídeos no Youtube e ouvir música, então a função AirPlay é muito útil. tornando muito mais fácil realizar estas tarefas. Além disso, o espelhamento do AirPlay é excelente para quando quiser jogar ou visualizar algum aplicativo diretamente na TV. Até mesmo estou experimentando o Netflix e até o momento tem funcionado muito bem. Se você curte entretenimento, eu diria que a compra é mais do que acertada.

O único problema mesmo é o preço que é um pouco salgado. E falta do cabo HDMI (que deve ser comprado a parte) encarece ainda mais o produto. Muitos podem reclamar da falta do suporte a Full HD (1080p), mesmo assim a qualidade da imagem e dos vídeos é incrível. Principalmente aqui no Brasil, onde nem todos dispõe de uma internet rápida, não vejo essa falta como empecilho. No entanto recomendo no mínimo uma internet de 2Mb para ter uma experiência ainda mais agradável.

A Apple TV mostra mais uma vez como a interação entre seus produtos funciona. Se você não tem nenhum gadget da Maçã, talvez o produto nem chame tanta atenção, pois há alternativas melhores. Porém se você possui um iPhone, iPad ou iPod touch, as coisas mudam, pois o recurso AirPlay é bem legal, e se você for dono de um iPhone 4S ou iPad 2, ficará maravilhado com o espelhamento de vídeo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.