Header Ads

[Review] Mega Man X


Parece que é a vez do iOS receber grandes clássicos. Após o lançamento de Sonic CD, agora é a vez da Capcom lançar um dos seus maiores sucessos: Mega Man X. O robô azul que conquistou muitos com seus gráficos de 16 bits e jogabilidade com muita ação no estilo plataforma agora pode ser jogado na telinha do seu iPhone, porém há algumas mudanças nessa versão.

Mega Man X está mais para um remake do que um port pois a Capcom resolveu fazer algumas alterações visando uma melhor adaptação. A primeira delas são os gráficos em alta definição, otimizados para a Tela Retina, esbanjando beleza e cores. O unico problema é que algumas animações e efeitos foram removidos, mas nada que prejudique a experiência.


A jogabilidade teve que ser adaptada para favorecer os jogadores. Por exemplo, é possível definir para carregar os disparos automaticamente, assim como o tiro rápido. O dash pode ser feito tanto apertando duas vezes para a mesma direção ou o botão para baixo. Ao pular nas paredes, não é necessário ficar pressionando para o lado para se segurar. O único problema é que em algumas ocasiões os botões virtuais acabam interferindo um pouco no campo de visão.


De resto praticamente tudo foi mantido: os sons clássicos das fases (algumas foram alteradas), os corações, as armaduras, os sub-tanks e até mesmo a técnica Hadouken. Tudo pode ser encontrado no seu devido lugar. Uma outra mudança é que durante as fases você irá se deparar com transições de tela. Talvez foi uma forma de otimizar o jogo.


Ao todo são 13 estágios, com os mesmos inimigos e chefões, com a clássica necessidade de utilizar a arma mais adequada para derrotar cada chefe. O nível de dificuldade foi bem reduzido. Até mesmo no normal você não encontrará grandes problemas para concluí-lo. Há suporte para o Game Center e também uma loja para se comprar via in-app-purchase todos os itens secretos do jogo para os mais preguiçosos que não querem perder tempo vasculhando os cenários.


Apesar das pequenas mudanças, Mega Man X para iPhone traz tudo aquilo que fez os fãs apreciarem o original, embora os mais saudosistas possam prefirir o SNES ao iPhone. Mesmo assim, esta versão agrada pelos seus gráficos aprimorados e por trazer mais um clássico a App Store. E venha o X2, X3, X4...




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.